HomeBebêsAlimentaçãoGelatina e Geleia de Mocotó: vilões no cardápio
gelatina e geleia de mocotó

Gelatina e Geleia de Mocotó: vilões no cardápio

O que dar para o bebê comer antes do primeiro ano de vida? Se você ficou assustada quando descobriu, no outro post, que os embutidos são grandes vilões na alimentação, prepare seu coração e seu estômago! Outros dois alimentos a serem eliminados do cardápio do bebê são: gelatina e geleia de mocotó. Aqueles inocentes doces, que acreditávamos serem tão saudáveis, que pareciam perfeitos quando analisados juntos das opções mais próximas nos supermercados, na verdade, são bem semelhantes aos embutidos no quesito fazem mal para a saúde.

Mas se a vovó sempre contou que comia geleia de mocotó na infância, como pode ser ruim agora? Como o assunto trata de produtos industrializados, lembre-se que a vovó comia geleia de mocotó feita em casa. Buscando a praticidade, para ajudar na correria do dia a dia, hoje é possível comprar tudo pronto, industrializado, no supermercado. Infelizmente, não contávamos que toda essa facilidade iria trazer tantos malefícios para a saúde, principalmente dos pequenos.

gelatina e geleia de mocotó

Iniciar o processo de alimentação sólida para o bebê requer muita atenção, principalmente quando se trata de industrializados.

Entenda o motivo dos novos vilões serem: gelatina e geleia de mocotó

Pense, de onde é tirado o colágeno? Ossos, peles e tendões de bois e porcos são triturados e tratados com produtos químicos para extrair as proteínas de colágeno. Essa mistura, então, é fervida para liberar o colágeno e, parcialmente quebrado, vira gelatina. Esta, por sua vez, passa por um processo industrial, e se torna um pó incolor. A este pó é adicionado corantes, saborizantes e muito açúcar!

De acordo com a nutricionista Clarisse Corbelini, colaboradora do Alô Mamãe, até mesmo gelatina e geleia de mocotó diet não são aconselhadas, pois nelas são utilizados adoçantes industrializados. E ainda salientou que, estes adoçantes geram respostas intestinais que acabam contribuindo para o aumento do tecido adiposo, ou seja, aumento de gordura.

Os corantes e flavorizantes, utilizados para deixar a gelatina colorida e com sabor de frutas, são substâncias tóxicas muito fortes. Para que possam ser processadas pelo nosso organismo, e depois eliminadas, o fígado precisa fazer muito trabalho. Se o fígado não for capaz de processar tudo, estas substâncias irão se alojar no tecido adiposo e causarão sérias consequências para o organismo, como o desenvolvimento da obesidade. Portanto, se você consome gelatina acreditando que vai emagrecer, cuidado! Você está fazendo justamente o contrário! E pior, ao oferecer para o pequeno, estará causando graves problemas em um organismo ainda em formação.

Mas nem tudo está perdido! A natureza tem uma alternativa muito mais saudável em se tratando de gelatina, ela se chama AGAR-AGAR. É uma gelatina vegetal, extraída de algas, com propriedades gelificantes e rico em fibras, ou seja, também ajuda no funcionamento do intestino. Para agradar aos pequenos, você pode adicionar suco de fruta natural, sem açúcar, e garantir uma sobremesa gostosa e saudável.

 

Leia mais:

Veja por que os embutidos fazem mal aos pequenos

– Açúcar é um RISCO para a saúde das crianças

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.