HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarGrávida pode viajar de navio? Veja cuidados!
grávida pode viajar de navio

Grávida pode viajar de navio? Veja cuidados!

Um cruzeiro marítimo é uma ótima opção de passeio para a família, principalmente durante o verão. Mas será que grávida pode viajar de navio ou em outras embarcações fluviais?

Mesmo sendo uma viagem segura e confortável, há sim algumas restrições para este estilo de viagem durante a gestação. Já adiantamos que, durante o terceiro trimestre, esse tipo de passeio deve ser completamente descartado.

É importante ter em mente que o navio ficará longe da costa. Dependendo do destino, por muitos dias e até semanas. Essa não é uma situação ideal para gestantes pois, em caso de emergência, o serviço médico do transatlântico pode não ter todo o suporte necessário para um atendimento do tipo.

Viajar na gravidez: Dicas e cuidados em cada trimestre

Mas se você quer mesmo viajar de navio durante a gravidez é preciso ficar atenta e tomar extra cuidado com os preparativos.

grávida pode viajar de navio

Grávida pode viajar de navio? Embarcação tem restrições para gestantes, principalmente no último trimestre.

Grávida pode viajar de navio? Confira algumas recomendações:

  • A gestante deve consultar seu médico. Se a gravidez tiver qualquer risco, ele pode ou não recomendar um outro meio de transporte. Caso seja uma gestação de múltiplos, por exemplo, alguns médicos podem não liberar a viagem.
  • Também deve-se consultar as operadoras de cruzeiros marítimos, que são até mais rígidas que as companhias aéreas.
  • Gestantes com mais de 28 semanas não são autorizadas a viajar. Dependendo do destino e da operadora, essa restrição pode começar já na 21ª semana. De qualquer forma, o ideal é viajar quando a barriga não está grande demais.
  • Antes disso, a grávida pode viajar de navio com um atestado médico, que especificará o tempo de gestação, possível lista de medicamentos e uma autorização para o embarque.
  • Sobre os medicamentos, você deve levar consigo remédios para enjoo, febre e outros incômodos, para serem tomados em caso de emergência.
  • E se você está sofrendo com enjoos naturais da gestação, a viagem pode piorar o quadro. Mesmo que seja algo que você sempre sonhou, você pode acabar ficando no banheiro por todo o passeio. Dica: navios maiores balançam menos e solicite uma cabine que fique no meio da embarcação.
  • Ainda sobre a cabine, prefira as maiores, com cama de casal.
  • Verifique se o navio disponibiliza colete salva-vidas para gestantes ou que tenha um que caiba, de acordo com o tamanho da barriga.
grávida pode viajar de navio

Período recomendado para viagem de cruzeiro marítimo para gestantes é no início da gravidez, quando os riscos são menores e a barriga não pesa.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Repelente para gestante: veja qual usar

10 coisas que você não deve dizer para uma grávida

Baby Brain: estudo comprova que gravidez afeta cérebro da mulher

10 motivos para amar estar grávida

Gravidez no verão: veja dicas para amenizar o calor

Benefícios do sexo na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.