HomeBebêsTroca de fralda: guia completo
troca de fralda

Troca de fralda: guia completo

Se tem uma tarefa que você irá cumprir milhares de vezes após o nascimento do bebê é trocar as fraldas do pequeno. Nos recém-nascidos são cerca de dez a doze trocas diárias, pois eles fazem cocô muitas vezes por dia. Conforme o bebê crescer, a periodicidade diminui um pouco – podendo chegar a cinco ou seis. Não existe certo ou errado na troca de fralda, mas preparamos um guia especial para as mamães de primeira viagem.

Com o tempo você vai desenvolver seu próprio método e conseguirá trocar a fralda no escuro, sonolenta, no carro, na rua, etc. Você vai ver!

troca de fralda

 

Passo-a-passo da troca de fralda:

1 – Antes da troca de fralda, lave bem as mãos e confira se está tudo preparado no trocador: água, algodão ou lenço umedecido, fralda descartável ou de pano (saiba mais sobre as fraldas de pano modernas), pomada contra assaduras e fraldas/toalhinha macia para secar o bebê.

2 – Abra a fralda suja e dobre-a, como se fosse fechá-la, deixando-a embaixo do bumbum do bebê. Se o pequeno tiver feito cocô, passe a fralda para tirar o excesso durante o movimento de “fechá-la”.

Se o seu filho for menino, use uma fralda de pano dobrada como “escudo” contra eventuais jatos de xixi.

Muita atenção! Por mais calmo que o pequeno seja, nunca se afaste do bebê e mantenha sempre uma mão em cima dele, para evitar quedas. Essa regra é importante até para aqueles que, na teoria, ainda não saibam ‘rolar’. É melhor prevenir!

3 – Para fazer a higienização, use algodão embebido em água morna e remova os resíduos de urina e fezes. Essa recomendação é especialmente importante nos três primeiros meses, quando a pele do pequeno é ainda mais sensível.

O lenço umedecido também pode ser usado em crianças não alérgicas, mas procure deixar para os momentos de passeio. Sempre use as versões hipoalergênicas e próprias para bebês.

troca de fralda

 

4 – Faça a limpeza sempre no sentido dos genitais para trás, para evitar a contaminação por fezes. Nas meninas, essa regra é ainda mais importante.

5 – Mesmo que a fralda tenha só urina, remova totalmente os resíduos de pomada a cada troca de fralda. Mas não esfregue muito! Para evitar ter que friccionar a pele do bebê, opte por pomadas que sejam suaves de passar e também de retirar.

6 – Após limpar tudo, enxugue bem as dobrinhas do bebê com uma toalha ou fralda de pano macia. Nessa etapa, você já pode colocar a fralda limpa no lugar da suja. Passe uma camada fina de pomada contra assadura nas virilhas, nas dobrinhas, no bumbum e nos genitais (passe na parte exposta e nunca na mucosa)..

Dica: você não precisa passar a pomada em toda troca de fralda. Uma ou duas vezes por dia é suficiente para evitar assaduras, principalmente se você troca a fralda sempre que o bebê faz cocô.

Confira aqui dicas para prevenir as assaduras no bebê!

troca de fralda

 

7 – Agora é só fechar a fralda. Não aperte demais, mas também evite deixá-la frouxa para evitar vazamentos. Se a fralda for do tamanho correto, ela não vazará.

Dica para verificar se o bebê está confortável: passe o dedo indicador entre a fralda e a perninha. Se você conseguir, a fralda está bem ajustada. Se tiver muito justo, a fralda está muito apertada.

 

Bebê limpinho ✔ 

Faça um pacotinho com a fralda suja, enrolando-a e prendendo com as fitas adesivas. Jogue em um lixo com tampa. As fraldas de cocô podem ter um odor bastante forte, principalmente nos bebês alimentados com fórmulas e outros alimentos. Nesse caso, uma dica é manter esse lixo na área de serviço ou em outro lugar ventilado.

 

Lavar as mãos é fundamental

Após a troca de fralda, lave bem as suas mãos. O cocô pode ser fonte de infecção, tanto para você quanto para o bebê. Se não tiver água e sabão na hora, use álcool em gel.

 

Com que frequência devo trocar a fralda do bebê?

Como falamos no início da matéria, os recém-nascidos exigem trocas frequentes de fralda. Toda vez que ele fizer cocô – que será muitas vezes – a fralda deve ser trocada, inclusive durante a madrugada.

Uma forma legal de organizar a rotina com o bebê nesta fase é conciliar a troca de fralda com a hora da mamada, que também coincide quase sempre com uma soneca.

Os recém-nascidos cumprem um ciclo, que é repetido diversas vezes: fazem cocô, mamam e dormem. Mas é importante conhecer o ritmo do seu bebê. Alguns sempre fazem cocô durante ou após a mamada. Nesse caso, não adianta muito trocar antes.

▷ Dica para aqueles que sofrem de refluxo ou regurgitam bastante: evite trocar a fralda após a mamada, pois a movimentação pode piorar os sintomas.

troca de fralda

 

A cada três horas?

Logo vai chegar o momento que ele fará cocô apenas uma ou duas vezes no dia. Nesta etapa, as trocas podem ser a cada três horas, mas não é uma regra.

O acúmulo de urina também pode provocar assaduras, então troque a fralda sempre que senti-la molhada. E, mesmo nos bebês maiores, se o pequeno fizer cocô, a troca deve ser imediata.

Depois de alguns meses, você vai notar que o bebê não vai fazer mais cocô durante a madrugada. Quando esse dia chegar, relaxe e deixe o bebê dormir, mesmo com a fralda pesada de urina.

Se você escolher uma fralda de qualidade, com ótima absorção e caprichar na pomada contra assaduras na última troca de fralda da noite, seu bebê terá uma noite de sono tranquila e sem incômodos.

 

Até quando o bebê irá usar fralda?

O desfralde é um dos principais marcos de desenvolvimento infantil. Uma das dúvidas mais frequentes entre os pais é a idade certa para iniciar o processo e como fazê-lo de forma mais rápida. Confira aqui um guia sobre o desfralde, no qual falamos sobre os sinais comportamentais e físicos que a criança mostra que está pronta para deixar as fraldas.

A maioria das crianças alcança esse estágio por volta dos 2 anos de idade, sendo que algumas só estão preparadas após completarem 3 anos. Por isso, os especialistas afirmam que não existe uma idade certa para o desfralde. Lembre-se que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo.

Hora do penico! Dicas para um desfralde de sucesso

troca de fralda

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Como deixar a casa segura para o bebê engatinhar

Como prevenir alergias no bebê?

Como evitar o refluxo no bebê

Cuidados com o ar condicionado no quarto do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.