HomeBebêsA importância da “vitamina S”
vitamina s

A importância da “vitamina S”

Você já ouviu falar na “vitamina S”? Ela nada mais é do que uma forma mais agradável de tratar a “sujeira” e o contato da criança com ela, tão importante na formação do sistema imunológico. A “vitamina S” e as vacinas são responsáveis por criar anticorpos e evitar doenças e alergias. Mas é preciso ter bom senso e não exagerar, pois o bebê nasce com o sistema imunológico muito imaturo e apenas aos dois meses começa a tomar as vacinas. Por isso, durante os primeiros meses de vida é importante que sua relação com a “sujeira” seja bem controlada, aguardando até o sexto mês para liberar o contato. O post de hoje é todo dedicado a explicar direitinho tudo sobre a importância do contato do bebê com a famosa “vitamina S”! Confira 😉

vitamina s

 

Entenda a importância da “vitamina S”

Durante os primeiros anos da criança a exposição gradual a diversos fatores é responsável pelo desenvolvimento do sistema imunológico. Assim, a produção de anticorpos é estimulada para proteger o pequeno de futuras infecções, alergias e doenças.

Apesar do primeiro estímulo ser ainda no útero, quando a mãe passa seus anticorpos para o bebê pelo cordão umbilical, seu primeiro contato real com bactérias se dá no parto normal, por meio da flora vaginal da mãe. A amamentação, e o leite materno são responsáveis por continuar o estímulo da barriga, passando anticorpos da mãe para o bebê.

Mesmo com todos esses estímulos, o contato com microorganismos não patogênicos, ou seja, aqueles que não causam doenças, mais conhecidos como “vitamina S”, são essenciais para fortalecer o sistema imunológico da criança.

Há uma teoria de que, desde os anos 1970, o excesso de “limpeza” e a diminuição das família, são responsáveis pela atual epidemia de alergia em crianças. Vários estudos afirmam que a diminuição do contato da criança com a “vitamina S” é responsável pelo desordenado desenvolvimento do sistema imunológico, favorecendo o aparecimento, ainda na infância, de alergias como asma, rinite… e até de doenças auto-imunes, como lúpus, diabetes, e outras.

 

E como deve ser feita essa exposição à “vitamina S”?

Você já viu aquele comercial de sabão em pó que traz a frase “Se sujar bem”? Então, ele não é apenas um apelo comercial para lavar mais roupas, mas um estímulo para que as crianças possam ter um maior contato com a natureza e a tão importante “vitamina S”! Andar descalço, brincar no chão, na areia, na terra, na grama, são as principais formas de fortalecer o sistema imunológico do pequeno naturalmente.

Tem bichinho de estimação? Seja gato, cachorro, coelho, ou qualquer animalzinho, deixe a criança brincar, abraçar e acariciar seu fiel companheiro sem preocupações e sem lavar a mãozinha logo após encostar no bichinho. Estudos indicam que os pequenos que têm contato com animais desde a barriga têm menos chances de desenvolver alergias, já falamos sobre este assunto aqui no blog.

O convívio com outras crianças em escolinhas e creches também deve ser incentivado, assim os pequenos podem compartilhar anticorpos e fortalecer o sistema imunológico.

Chupetas, mamadeiras, bicos em geral e até brinquedos não precisam ser esterilizados sempre após o uso.

Mas não precisamos abandonar completamente os cuidados! Lembre-se que diversas doenças contagiosas são transmitidas pelo contato com superfícies contaminadas. Fique atenta e não deixe o bebê colocar a boca em qualquer lugar, evitar locais fechados, de aglomeração, e com pessoas doentes. Tudo tem limite, e precisamos sempre usar do bom senso, pois só assim, poderemos criar pequenos saudáveis e felizes!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Veja como esterilizar os itens do bebê

– A importância da natação para os bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.