HomeBebêsA importância de ler para bebês
ler para bebês

A importância de ler para bebês

A leitura é uma função superior do cérebro capaz de ajudar no desenvolvimentos das conexões neurológicas, por isso ler para os bebês é tão importante. A Academia Americana de Pediatria recomenda que os pais leiam frequentemente para seus filhos já desde o nascimento. Hoje nosso post vai destacar a importância de ler para bebês! Vamos conferir?

ler para bebês

 

Ler para bebês

Vale salientar que os bebê têm um prazer inato em aprender cada vez mais, pensando nisso, incentivar a leitura é explorar essa curiosidade natural e aproveitar tudo o que a leitura pode fornecer, como conhecimentos, cultura e valores.

Ler histórias para o bebê ajuda a fortalecer o vínculo entre vocês, gerando proximidade física e fazendo o pequeno sentir-se amado.

A percepção do bebê durante a leitura vai desde ver como se viram as páginas, o sentido da leitura – da esquerda para a direita -, que as palavras são separadas e até que todas as histórias têm começo, meio e fim.

E dentre as habilidades desenvolvidas por meio da leitura podemos citar:

  • a falaler para bebês
  • o vocabulário
  • o poder de concentração e observação
  • criatividade e imaginação
  • pensamento lógico para futuramente criar textos
  • inteligência emocional (pela percepção dos sentimentos e pensamentos das pessoas na história)
  • relacionamento social (por conta dos livros permitirem a expressão de suas emoções e opiniões)
  • melhor compreensão do mundo
  • espírito crítico

 

Ler para bebês pode ser muito prazeroso para ambos! Pegue seu pequeno no colo, leia normalmente enquanto dramatiza os diálogos e faz comentários apontando desenhos e palavras, assim você ajuda ele na associação. Inclua o bebê na leitura e converse com ele, essa interação é excelente para fortalecer o vínculo entre vocês e fazer deste momento especial, alegre e divertido!

Motivar esse gostinho pela leitura também é bem simples! As crianças adoram imitar os pais, por isso, antes de mais nada é importante ter a consciência que você serve de exemplo para ele, leia mais frequentemente! As decorações atuais de quarto de bebê têm incluído uma pequena biblioteca para o pequenino, faça um cantinho tranquilo e confortável, com almofadas no chão para sentar e prateleiras baixas, de fácil acesso, aposte em livros coloridos e fáceis de manusear, os livrinhos sensoriais também são ótimos, pois ajudam na estimulação do tato. Tenha livros em locais estratégicos, como no carro, assim ele pode se distrair enquanto vocês estão presos no trânsito. E por fim, dê livros de presente em datas especiais, ele vai adorar ganhar uma nova historinha!

 

Fonte: E+ Estadão

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Estudo fala sobre ensino de língua estrangeira para bebês

– Conheça os benefícios da música para bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.