HomeBebêsAlimentaçãoIntrodução Alimentar: a hora das papinhas doces
papinhas doces

Introdução Alimentar: a hora das papinhas doces

Quando completam seis meses de vida, os bebês passam por uma grande mudança em sua alimentação. Nesta fase inicia-se a introdução alimentar, que começa habitualmente pelas papinhas doces, com frutas. Antes disso, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno, sem a necessidade de qualquer complemento como água, chás ou sucos.

A papinha doce é a primeira a ser apresentada para o bebê pelo sabor ser mais semelhante ao leite materno. As frutas não podem ser peneiradas ou processadas, elas devem ser bem amassadas com um garfo, pois é essencial que o bebê aprenda a comer com pedacinhos para desenvolver a capacidade de digerir alimentos sólidos.

Não precisa adoçar as papinhas, até para a criança se acostumar com o sabor natural das frutas. Sem contar que não é recomendado apresentar açúcar para menores de 2 anos, lembrando que a regra não vale apenas para o refinado mas também para o mel e a frutose! O período de aceitação da nova alimentação costuma ser de até 10 dias, então não precisa se desesperar ou ficar frustrada quando o bebê rejeitar as papinhas.

É importante que as papinhas doces sejam oferecidas com uma colher macia, como aquelas de silicone, e que o horário escolhido seja entre as refeições principais – almoço ou janta -, ou seja, no período da manhã ou da tarde. Na segunda semana, quando o bebê demonstrar uma aceitação melhor, você deverá incluir mais uma papinha doce no dia, ficando uma no período da manhã e outra da tarde.

E para ajudar vocês nessa fase tão importante da vida do bebê, selecionamos algumas receitas deliciosas para o pequeno se deliciar!

 

papinhas doces

 

Confira algumas receitas de papinhas doces

 

papinhas doces batata-doce-maca

 

papinhas doces ameixa

 

papinhas doces manga-maracuja

 

papinhas doces mexerica

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Açúcar é um RISCO para a saúde das crianças

Dicas de livro: Carlos González, pediatra espanhol

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário


*