Kit Higiene do bebê: tudo o que você precisa saber!
É uma delícia montar o enxoval do bebê. Além do lado funcional, essa etapa da gravidez é uma oportunidade para se sentir ainda mais próxima do pequeno. Mas, como tudo que envolve a maternidade, as mamães de primeira viagem se deparam com alguns produtos que despertam muitas dúvidas, como o kit higiene. Você sabe exatamente para o que ele serve? O que ele deve ter? Qual é o melhor modelo?
É preciso cautela para não comprar o que aparecer primeiro e acabar deixando de lado os itens que são realmente úteis nos cuidados com o bebê. Principalmente quando temos muitas opções para escolher.
Para te ajudar, preparamos um guia completo sobre esse item indispensável no enxoval do bebê. Sabendo exatamente para que peça serve e quais são os modelos com o melhor custo-benefício, será muito mais fácil para você escolher o kit higiene ideal para o seu bebê.
Kit Higiene: o que é?
Nos primeiros meses do bebê, você vai chegar a trocar oito fraldas por dia! É muita coisa! Para tornar esse momento mais prático, o ideal é manter os produtos necessários para a higiene do bebê juntos certo? É aí que entra a utilidade do kit higiene, um conjunto de itens que fica próximo ao trocador. Confira quais as peças* que compõem o kit higiene:
- Bandeja ou cesto: para manter todos os itens de higiene organizados e proteger a superfície do trocador.
- Potinhos: para guardar algodão e cotonetes. Os pediatras não recomendam o uso de lenços umedecidos em bebês, por isso o algodão será a sua principal ferramenta na higienização do pequeno. Nossa dica é deixar no potinho os pedaços de algodão já separados. Já o cotonete é útil para a limpeza do coto umbilical.
- Porta-fraldas: para deixar as fraldas do pequeno sempre a mão. Não dá para ficar buscando o pacote de fraldas sempre que precisar trocá-lo, não é mesmo?
- Garrafa térmica: para sempre ter água aquecida no trocador.
- Recipiente para água: a higienização deve ser feita com algodão embebido em água morna. Mantenha um potinho no trocador para facilitar a rotina.
- Abajur: especialmente importante na hora da troca durante a madrugada. Para não assustar o bebê, o ideal é trocá-lo à meia-luz. O abajur é perfeito para a tarefa.
- Farmacinha: para manter os medicamentos organizados e outros itens, como creme contra assaduras e gel antisséptico.
- Lixeira: para as fraldas e algodão usados. Para evitar o mal cheiro no quarto, basta manter o recipiente sempre tampado e esvaziá-lo toda noite.
*Listamos uma composição completa de kit higiene, mas você encontra diversas versões no mercado com menos ou mais itens.
Qual modelo escolher?
É uma das principais dúvidas já que há diversos modelos de kit higiene no mercado. Você pode perceber a versatilidade do conjunto até pela seleção de fotos desta matéria. Então como escolher o conjunto ideal?
Se você procura custo-benefício, os conjuntos clássicos – de MDF – são os ideais. Você encontra facilmente modelos que se encaixam no tema escolhido para a decoração e pode personalizar também em casa.
Além desses modelos tradicionais, você encontra ainda conjuntos em porcelana, prata, inox e acrílico, entre outros materiais. Só tenha cuidado com modelos que possam se quebrar facilmente, espalhando estilhaços pelo quarto do bebê. Se você é uma daquelas mamães mais desastradas, o bom e confiável MDF é a melhor opção.
Outra dica é colocar a mão na massa! Se você tiver disposição e criatividade, você pode comprar as peças separadas e montar um kit higiene personalizado e original.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Viajar com bebê: dicas para escolher um hotel baby friendly
Signo do bebê: descubra as características de cada um