HomeBebêsLavar as roupas do bebê: respondemos as principais dúvidas
lavar as roupas do bebê

Lavar as roupas do bebê: respondemos as principais dúvidas

A pele do bebê é bastante sensível nos primeiros meses de vida, sendo mais suscetível a alergias e irritações. Por isso, os pediatras recomendam que as mamães lavem as roupas do bebê antes do seu nascimento, incluindo fraldas, toalhas, mantas e lençol. Essa medida evita também que as peças, mesmo que novas, levem para o bebê qualquer vestígio de poeira e ácaros. Por isso preparamos um guia completo de como lavar as roupas do bebê!

Precisa lavar tudo?

Sim! Mesmo que as roupas pareçam limpas quando saem da loja, todas as peças precisam ser lavadas. Todos os itens do enxoval, incluindo as roupas, passam por diversas mãos, locais e processo até chegarem às lojas. Se você não quiser lavar tudo de uma vez, lave pelo menos as de tamanho RN e P (0 a 3 meses). As maiores você pode higienizar conforme o bebê crescer.

lavar as roupas do bebê

 

Quando lavar as roupas do bebê?

As roupinhas e todo o enxoval do bebê devem ser lavadas ainda durante a gravidez, entre o 7º e 8º mês. É um período próximo do parto, mas a mamãe ainda tem disposição para arrumar tudo. O quarto do bebê também já deve estar praticamente pronto nesta época!

 

Dicas para a lavagem:

  • As roupas do bebê devem ser lavadas separadas das roupas do restante da família.
  • Separe bodies, calças, blusinhas de toalhas, fraldas e mantas.
  • Também lave as roupinhas brancas separadas das coloridas, para evitar manchas.
  • Se for lavar a mão, tenha baldes ou bacias novas somente para as peças do bebê. Eles também serão úteis mesmo que você tenha lavadora, para deixar as peças de molho após o bebê nascer (acredite, você irá precisar).
  • Se usar a lavadora, higienize-a antes de lavar as roupas do bebê.
  • Use o ciclo para roupas delicadas. A maioria dos modelos atuais possuem algum tipo de programa para este tipo de lavagem.
  • Sempre programe um enxágue extra, para garantir que as peças não fiquem com nenhum tipo de resíduo.
  • Leia as instruções de lavagem nas etiquetas de cada peça. Há roupas que não podem entrar em contato com água quente e devem secar à sombra, por exemplo.
  • Roupas com apliques ou bordados merecem mais cuidado na lavagem, até você conhecer a peça e observar se ela “aguenta” a lavagem na lavadora.
  • Peças mais delicadas podem ser lavadas em saquinhos especiais ou colocadas dentro de fronhas.

 

Quais produtos usar na lavagem?

É importante não utilizar sabão em pó comum, amaciantes ou alvejantes que contenham cloro ou água sanitária. Existem muitos produtos específicos para lavar as roupas do bebê ou o tradicional sabão de coco, o mais recomendado pelos pediatras e dermatologistas. No caso do alvejante, você pode substituí-lo pelo vinagre de álcool.

lavar as roupas do bebê

 

Secagem

Para a secagem, use o bom e velho varal. A secadora de roupas também pode ser usada, mas é difícil prever os efeitos nas roupinhas. Algumas podem encolher, por isso é importante ler as instruções do rótulo. E as peças também tendem a ficar mais amassadas e menos macias ao toque.

 

Tem que passar?

Os pediatras recomendam que as roupinhas do bebê sejam passadas a ferro quente, pelo menos nos primeiros meses. Até para acabar com qualquer ácaro que possa ter sobrevivido à lavagem.

Depois de lavadas e passadas, as roupinhas do bebê podem ir direto para o guarda-roupa. Se você estiver lavando o enxoval com bastante antecedência, vale colocar as roupinhas em saquinhos de TNT ou plástico para proteger as peças da poeira.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Glossário de itens essenciais para bebê

Enxoval do bebê: o que você não precisa comprar

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.