HomeBebêsLavar as roupas do bebê: um guia completo para a família
lavar as roupas do bebê

Lavar as roupas do bebê: um guia completo para a família

Uma das dúvidas mais comuns das mamães de primeira viagem é como lavar as roupas do bebê. Afinal, precisa lavar tudo mesmo, até as peças novinhas? Dá para usar amaciante e deixar aquele cheirinho gostoso ou não?

Como a pele do recém-nascido é super sensível e suscetível a alergias, todo o cuidado é pouco na hora de escolher os produtos. Para facilitar, fizemos um passo a passo com as dúvidas mais comuns sobre o assunto:

lavar as roupas do bebê

1. Quando lavar as roupas do bebê?

Depende muita da disponibilidade da família, mas o ideal é que esteja tudo pronto até o sétimo mês de gestação. Afinal, a gente nunca sabe quando podem acontecer imprevistos!

Com essa data em mente, você pode definir se prefere ir lavando a medida que compra ou ganha, ou se prefere acumular tudo e lavar as roupas do bebê de uma vez. 

2. Quais peças precisam realmente ser lavadas?

É importante lavar todas as peças que vão entrar em contato com a pele do bebê: macacões, meias, toucas, luvas, fraldas, toalhas, fronhas, lençóis e muito mais. Tudinho mesmo!

Até mesmo aquele kit berço novinho e com ar inofensivo, que acabou de chegar da loja, pode ter acumulado poeira e ácaros por lá. 

como-lavar-roupas-de-bebe-4-1200x738

3. As roupas devem ser lavadas de forma separada?

Sim, as roupas do bebê precisam ser lavadas separadamente das roupas do restante da família. Para garantir a segurança na lavagem e posterior uso da roupinha pelo bebê, você vai precisar de baldes novos e exclusivos para a roupa do recém-nascido.

Parece excesso de zelo, mas os baldes antigos da casa podem conter restos de produtos como cloro, alvejantes e sabão, que podem se misturar na água da lavagem da roupa do bebê. 

4. Preciso lavar as peças à mão?

As mães podem lavar à mão ou usar a máquina de para isso. No entanto, antes de começar, deixe a máquina de lavar rodar um ciclo completo apenas com água para eliminar qualquer resquício de produtos da lavagem anterior.

Dica: use o ciclo de roupas delicadas, para evitar esfregar demais e danificar as peças. Os saquinhos para lavar também impedem que haja contato direto da roupa do bebê com a parte interna da máquina.

lavar as roupas do bebê

5. Qual o tipo de sabão? E amaciante?

Na hora de escolher o sabão para lavar as roupas do bebê, fique atenta ao tipo. Ele precisa ser neutro, para minimizar qualquer risco de reação e de preferência, ser testado dermatologicamente e hipoalergênico.

A maioria das marcas de lava roupas do mercado possuem uma versão “baby”, o que facilita muito na hora de escolher. Além disso, é muito comum que as pessoas mais velhas indiquem o uso do sabão de coco. 

Também é possível usar amaciantes nas roupas de bebê sim, desde que você escolha produtos específicos para peles sensíveis e que tenham um perfume suave.

6. E na hora de secar? É preciso tomar algum cuidado especial?

Não é necessário se preocupar em secar apenas em secadora ou apenas em área coberta. A secagem pode ser feita como você sempre faz de costume. 

Tome apenas os cuidados comuns para os tipos de tecido, como evitar a alta exposição ao sol, que pode manchar as peças e secar naturalmente roupinhas que não suportam secagem à máquina. Cheque sempre as etiquetas!

roupas-de-bebe-varal-lavar-roupas-de-bebe-1518183403747_v2_1920x1280

6. E na hora de guardar?

Antes de guardar, você vai precisar remover todas as etiquetas das roupinhas para evitar que o atrito incomode a pele do bebê. Depois, passe as roupinhas todas pelo avesso. Isso servirá para matar qualquer tipo de bactéria que ainda esteja por aí no tecido. 

Pronto! Roupinhas prontas para irem para a mala da maternidade ou o armário do bebê. Se você estiver lavando o enxoval com bastante antecedência, vale colocar as roupinhas em saquinhos de TNT ou plástico para proteger as peças da poeira.

7. E quando o bebê nascer?

Quando o bebê entrar na fase das papinhas, ou quando acontecer um acidente com a fralda em dia de diarreia, é bom saber que não dá para usar o tira manchas ou alvejante comum.

Para estes casos, existem produtos específicos para a pele do bebê. Você também pode usar um pouco de detergente na mancha e esfregar. Uma dica importante aqui é lavar a roupinha rapidamente, antes que a sujeira seque. 

cuidados-roupas-bebe

8. Até que idade do bebê devo manter essa rotina?

Espere pelo menos até os 24 meses do bebê antes de expor as roupinhas aos produtos comuns. Quando chegar nessa fase, faça um teste. Deixe a criança usar e observe se acontece algum tipo de reação.

Prontinho, mamãe! já pode lavar as roupas do bebê sem medo de errar!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Roupas para amamentação: um guia completo

A bolsa de bebê também é do papai!

Bebê engatinhando? 10 dicas para adaptar a casa

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário