HomeBebêsAmamentaçãoLeite materno fraco é mito da amamentação
leite materno fraco

Leite materno fraco é mito da amamentação

A falta de informação é um dos maiores vilões da amamentação. E muito se deve aos mitos, reforçados por outras mulheres inclusive, que desencorajam o aleitamento materno. Um claro exemplo disso é achar que existe leite materno fraco.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e complementar até os dois anos ou mais. Então, não há dúvidas de que o leite materno é o alimento mais completo.

leite materno fraco

Dificuldades na amamentação reforçam mito de leite materno fraco

Mas por que muitas mães ainda acreditam que existe leite materno fraco? No início da amamentação, as dificuldades em ajustar a pega correta e o choro do bebê podem fazer com que as famílias pensem que a criança não está sendo bem alimentada. Porém, nem sempre existe esta relação.

É importante ter em mente que o choro é a única forma de comunicação do bebê. Além disso, ele ainda está aprendendo a mamar, então paciência e amamentação em livre demanda são fundamentais. A consultoria de uma especialista em aleitamento também pode ser de grande ajuda.

Mas e quando o bebê quer mamar o tempo inteiro?

Isso é natural nos primeiros meses! A digestão do leite materno é mais rápida em comparação à fórmula, o que aumenta a frequência das mamadas. O mais importante é oferecer o peito em livre demanda, deixando o bebê mamar pelo tempo que desejar.

leite materno fraco

Quantidade de leite insuficiente

E se você acredita que seu leite é insuficiente, saiba que a produção está diretamente ligada à sucção. Quanto mais o bebê mamar, mais leite você irá produzir. Confira algumas dicas para aumentar a produção de leite materno:

  • Não ofereça complemento de leite artificial ou água antes dos seis meses;
  • Não use chupetas, mamadeiras ou qualquer outro bico artificial que possa causar confusão no bebê;
  • Beba muita água!
  • Evite chá de hortelã, que pode diminuir a produção;
  • Ordenhe o leite nos intervalos das mamadas.

leite materno fraco

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais sobre amamentação:

Seios caídos na amamentação?

Descubra o que é Mastite e como tratar

Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite

Almofada de amamentação: 10 modelos para diferentes estilos de mãe

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário