HomeBebêsMães saudáveis diminuem risco de obesidade nos filhos, diz estudo
mães saudáveis

Mães saudáveis diminuem risco de obesidade nos filhos, diz estudo

Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública de Harvard (EUA) apontou que mães saudáveis diminuem o risco de obesidade nos filhos. Segundo os pesquisadores, essa probabilidade seria 75% menor.

Quais hábitos as mães saudáveis possuem?

Mas o que caracterizaria mães saudáveis? A pesquisa afirma que mulheres que adotam uma alimentação balanceada, fazem exercícios regularmente, mantém um peso adequado, ingerem bebidas alcoólicas com moderação e não fumam vão beneficiar a saúde dos seus filhos no futuro.

mães saudáveis

Esse estilo de vida deve ser mantido antes e depois engravidar, para que os hábitos influenciam a genética e também o comportamento da família. As crianças que também seguirem os mesmos cinco passos, diminuem ainda mais o risco risco de desenvolverem obesidade no futuro.

Pesquisa examinou dados de mães saudáveis e crianças

Para chegarem a essa conclusão, os cientistas examinaram os dados de 24.289 crianças e jovens entre 9 a 18 anos de idade e de suas mães (um total de 16.945 mulheres) ao longo de cinco anos. Eles verificaram o IMC, a qualidade da dieta, regularidade de exercícios e consumo de álcool e cigarro. Somente 5,3% das crianças desenvolveram sobrepeso.

De acordo com os pesquisadores, o ideal é manter os cinco hábitos, mas se a mulher conseguir apenas um ou dois já beneficia a saúde do filho. Um exemplo é não fumar e manter um peso adequado, que reduzem em 31% e 56%, respectivamente, as chances da criança se tornar obesa.

mães saudáveis

Obesidade infantil

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade atinge mais de 41 milhões de crianças, que ficam sujeitas a problemas como colesterol alto, hipertensão e diabetes tipo 2.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais:

Consumo de alimentos gordurosos na amamentação pode causar obesidade no bebê

Prevenção da obesidade infantil começa com os bebês

Depressão pré-natal pode prejudicar bebê, afirma estudo

Baby Brain: estudo comprova que gravidez afeta cérebro da mulher

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário