Mamada dos sonhos e o sono do bebê
Você já ouviu falar na mamada dos sonhos? Esse é o nome que se dá à última mamada da noite, entre 22h e 00h, com o bebê dormindo, para que ele durma por mais tempo à noite.
A mamada dos sonhos seria uma forma de evitar que o bebê acorde com fome, que pode ser natural nos primeiros meses de vida e até com a introdução alimentar, quando a criança ainda não aceita bem os sólidos.
Mas será que a mamada dos sonhos funciona?
Famílias que enfrentam dificuldades durante a noite, com bebês que acordam muitas vezes, podem se beneficiar da ferramenta. Para saber se a mamada dos sonhos funciona, os pais devem observar se algo mudou nos padrões de sono do bebê após a mamada: se ele continua acordando, quantas vezes, se dormiu por mais horas seguidas, etc.
Dicas para fazer a mamada dos sonhos
Para que a mamada dos sonhos não seja um “tiro pela culatra”, é preciso ter cuidado para não despertar muito o bebê.
O ideal é não acender a luz e manter o bebê no ambiente, apenas mexendo levemente no rostinho para que ele abra a boca para mamar. A tendência é que ele mame dormindo e solte o bico quando cair em sono profundo.
Até quando dar a mamada dos sonhos?
Isso vai depender muito do crescimento do bebê. Pode ser que a mamada possa ser retirada antes dos seis meses, quando inicia-se a introdução alimentar. Após essa fase, os especialistas recomendam que os bebês não sejam mais acordados para mamar.
E se não der certo?
Pode acontecer do bebê passar a acordar mais durante a noite, por causa do sono interrompido. Se acontecer com você, o mais indicado é suspender a mamada dos sonhos e só oferecer leite se a criança acordar naturalmente. Também é preciso ter cautela com bebês que sofrem com gases ou refluxo, que podem ter os sintomas piorados com a introdução desta mamada.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Cérebro do bebê: você pode estimular seu desenvolvimento