HomeBebêsMeu bebê não tem cólica. É normal?
bebê não tem cólica

Meu bebê não tem cólica. É normal?

Uma das reclamações mais comuns nos consultórios de pediatria é a cólica do bebê, que costuma tirar o sono dos pais nos três primeiros meses de vida da criança. Da mesma forma que aparecem subitamente, logo desaparecem. Mas e quando o bebê não tem cólica? Será que é normal?

Acredite! Muitas mães se preocupam quando seus filhos não apresentam o incômodo, tão comum. Seja pelo medo de algo estar “errado” ou pela falta de informação.

bebê não tem cólicaPor que as cólicas acontecem?

Apesar de ser algo considerado comum, não se sabe ainda a causa exata das cólicas em bebês. A maioria dos especialistas atribui o incômodo à uma associação de fatores, como a imaturidade dos sistemas gastrintestinal e nervoso, que controla as contrações do intestino. Com o funcionamento desse sistema ainda incompleto, os movimentos intestinais provocam as dores.

bebê não tem cólica

Então todos os bebês deveriam ter cólica!

Não, necessariamente! Uma das frases mais disseminadas por pediatras pode explicar isso: Cada criança é única e vai se desenvolver em seu próprio tempo. Principalmente no que se diz respeito a fatores genéticos e biológicos.

Também há indícios do poder que o ambiente tem nas cólicas do bebê. Quando a família está tensa e ansiosa, a criança pode sentir essa energia, desencadeada nos gases. Não há nenhuma comprovação, mas talvez não seja a toa que a cólica é quase sempre uma característica do primeiro filho – o segundo costuma ter bem menos e o terceiro quase não tem. Segundo os especialistas, a explicação para esse “fenômeno” é simples: quanto maior a experiência e tranquilidade dos pais, mais calma é essa transição.

Então, se o seu bebê não tem cólica, fique tranquila!

Assim como ter é normal, não ter também não é motivo de preocupação. Aproveite e confira outras matérias sobre o assunto aqui no blog:

Bebê com cólica: principais mitos e verdades

Cólicas do bebê: os probióticos funcionam?

5 técnicas para aliviar a cólica do bebê

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Moleira do bebê: entenda sua importância

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.