Miopia Infantil: saiba como cuidar da visão das crianças
A miopia infantil é um problema de visão que preocupa muitos pais, já que cerca de 20% das crianças em idade escolar desenvolvem essa condição, assim como a hipermetropia e o estrabismo.
Estes problemas podem ser consequências do contato com as telas que as crianças são expostas cada vez mais cedo, como a televisão e o celular. Estes aparelhos exigem muito do sistema visual delas, e acabam sendo um obstáculo no desenvolvimento físico e cognitivo.
Os pequenos que sofrem miopia não conseguem enxergar objetos ou pessoas que se encontram longe. É um erro refrativo do globo ocular no qual a imagem é focada incorretamente, ou seja, à frente da retina, fazendo com que a visão de longe pareça turva.
Miopia infantil: a prevenção é sempre o melhor caminho!
Uma pesquisa realizada pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira mostra que oito em cada dez casos de problemas oculares poderiam ser evitados, se houvesse um diagnóstico precoce.
Esse cuidado vem desde o nascimento com o famoso teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho. A partir de então, o bebê deve ter consultas com o oftalmologista a cada seis meses até os dois anos e depois uma vez por ano.
Sintomas da miopia infantil
As causas da miopia ainda não são conhecidas, mas o que se sabe é que pessoas com histórico familiar apresentam maior probabilidade. É importante ficar atento a qualquer sinal que fuja do comum, como:
- Lacrimejamento;
- Olhinhos franzidos;
- Esfregamento dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Muita aproximação da TV ou da lousa na sala de aula;
- Tropeços e quedas frequentes;
- Transtornos de escrita, como a dislexia.
Em geral, a maioria dos pais percebe que o filho tem algum problema ocular por volta dos 7 ou 8 anos, quando a criança começa a ter dificuldades na escola.
A miopia infantil e o uso de telas
O uso desenfreado da tecnologia está diretamente ligado ao aumento da miopia infantil. Na Ásia, o lugar em que mais se estuda a “epidemia de miopia” no mundo, mostra-se que quando a criança brinca mais ao ar livre, a progressão dessa condição é diminuída entre 30% e 90%.
Além disso, quando a criança é incentivada a brincar ao ar livre, ela observa um cenário mais amplo. Ou seja, o foco não é diretamente em um único objeto, e sim em várias outras coisas, o que não força a visão.
Dessa forma, é fundamental seguir as orientações corretas em relação ao uso dos aparelhos digitais pelas crianças. Você sabia que até os dois anos, o uso deve ser completamente evitado? A partir dos quatro, já é liberado cerca de meia hora por dia.
Como tratar a miopia infantil
A miopia, por ser progressiva, pode desenvolver outros problemas oculares graves, como catarata, descolamento de retina e outros. Ela não tem cura, no entanto, pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia na idade adulta.
Lembre-se de procurar um oftalmologista ao perceber qualquer sinal do problema!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
A evolução da visão do bebê nos primeiros 12 meses