HomeBebêsO nascimento dos primeiros dentes do bebê
o nascimento dos primeiros dentes do bebê

O nascimento dos primeiros dentes do bebê

Não existe um tempo certo para o nascimento dos primeiros dentes do bebê. Normalmente, os dentinhos começam a aparecer a partir dos quatro meses de vida do bebê, mas isso varia muito de uma criança para outra devido a influência genética.

A odontopediatra e colaboradora do Alô Mamãe Danielle Nogueira conta que, independente da época, os incisivos inferiores são sempre os primeiros dentes que aparecem e, logo em seguida, nascem os incisivos superiores.

“É importante destacar que esses primeiros dentes decíduos, popularmente conhecidos como “de leite”, são dentes de superfícies lisas, pois a forma anatômica deles não é composta por sulcos ou ranhuras, como os molares. Por isso, a higiene bucal dos bebes nesta fase pode ser considerada tecnicamente simples”, explica a odontopediatra.

 

o nascimento dos primeiros dentes do bebê

Higienização dos primeiros dentes do bebê

De acordo com a profissional, todas as mães podem limpar dentes do bebê com o auxílio de uma fralda ou gaze limpos e embebidos em uma solução de água oxigenada diluída. Esta limpeza diminui a quantidade de bactérias causadoras da cárie. A solução de água oxigenada diluída é feita com uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes misturada a quatro colheres de água filtrada ou fervida. O pano ou a gaze deve ser ligeiramente umedecido nesta solução e passado em volta dos dentes, uma vez ao dia e durante o banho.

“A atenção aos cuidados bucais deve estar relacionada aos hábitos alimentares e nutritivos do bebê. Por isso, é recomendado uma avaliação com um odontopediatra para alertar sobre um tipo de cárie aguda que pode acontecer após o nascimento dos incisivos superiores: a cárie de mamadeira”, conta a colaboradora do Alô Mamãe.

Para quem não sabe, esta cárie destrói rapidamente os dentes decíduos superiores e está relacionada ao hábito de ingestão diária de mamadeiras noturnas, que em sua maioria contêm, além do açúcar do leite, quantidades extras de carboidratos, como açucares artificiais ou farinhas. A literatura já descreveu a ocorrência de cárie de mamadeira em bebês com amamentação natural noturna, quando os bebês dormem com as mães e mamam durante a noite toda. O importante é entender que o que causa a doença cárie é a associação dos açúcares com as bactérias, a retenção do leite sobre as superfícies dentárias durante a noite e a ausência da higiene e da autolimpeza. Esses fatores concomitantes são determinantes para a destruição rápida desses dentes”, explica a odontopediatra Danielle.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.