HomeBebêsO que é exterogestação? Aprenda sobre essa teoria!
exterogestação

O que é exterogestação? Aprenda sobre essa teoria!

Quem nunca ouviu uma crítica que colo demais “estraga” os recém- nascidos? A teoria da exterogestação, desenvolvida pelo antropólogo inglês Ashley Montagu e popularizada pelo pediatra Harvey Karp, veio para mudar essa crença. 

exterogestação

Afinal, o que significa exterogestação? 

A exterogestação é considerada a gravidez fora do útero. Após o nascimento, o bebê demanda ainda mais atenção, pois passa por um grande período de adaptação. Afinal, dentro do útero, ele se alimentava, dormia, estava quentinho e confortável ali. De repente, ele se vê diante de um mundo totalmente novo. São muitas mudanças!

O vínculo criado na gravidez reflete diretamente nos três primeiros meses de vida do recém -nascido. Desse modo, ele precisa dessa ligação agora fora do útero para continuar a o seu desenvolvimento. Por isso, a exterogestação é considerada o 4º trimestre da gestação!

A teoria desenvolvida por Montagu aponta formas de reproduzir condições que ajudem a criar situações de efeito calmante para os recém-nascidos (que simulam as condições uterinas).

exterogestação

Como acalmar o bebê na exterogestação?

Muito colo

Quanto mais contato físico melhor! O bebê precisa desse carinho para se sentir protegido, já que o calor humano desenvolve a sensação de segurança. Esse momento é essencial para a formação de vínculos, não só da mamãe e do bebê, mas também com o papai e familiares. Quanto mais interação, mais percepção ele desenvolve. Aproveite bem esse momento de amor, pegue ele no colo a vontade. Depois bate uma saudade…

Shhhh Shhhh – O som favorito do bebê

 Karp explica que para  os recém- nascidos, o “shhh”  é o som do silêncio. Eles ouviram esse ruído durante 24 horas por dia, afinal, o corpo da mamãe está em toda atividade né? Coração batendo, órgãos funcionando, sangue circulando nas veias, a respiração. Os pequenos escutam uma orquestra particular! 

Sendo assim, um dos princípios da exterogestação, é recriar situações em que eles possam ouvir e relembrar os tempos no útero! 

Como ao fazê-los dormir ao som das ondas do mar, da água corrente, acredite: até o som distante do secador de cabelo ou aspirador de pó! Existem aplicativos para celulares e vídeos que simulam os efeitos sonoros dentro do útero.

Balance

Movimente- se com o seu bebê, afinal, ele passou toda a gravidez se locomovendo junto com você! É uma forma dele se acalmar. Também é um bom momento para o papai.

Amamentação em  livre demanda

Esse momento pele com pele é fundamental para a sensação de cuidado e proteção que o neném precisa. A amamentação, além de cuidar da alimentação do pequeno com todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, estreita muito o laço afetivo entre mãe e filho. 

Durante o amamentação, o corpo libera ocitocina, o que deixa essa experiência ainda mais transformadora.

Para as mulheres que não puderam amamentar, esse momento da exterogestação não é perdido, não se preocupe. Você pode aproveitar o horário da alimentação do bebê para se aconchegar ainda mais com ele. Essa troca de amor é muito gostosa!

breast-feeding

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Amamentação Cruzada: por que a prática não é recomendada?!

A bolsa estourou! Saiba o que fazer até o nascimento do bebê

Espinhas na gravidez: como combater?!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário