HomeBebêsO que é o Vernix e para que serve
vernix

O que é o Vernix e para que serve

Os bebês nascem, uns mais ou menos, todos cobertos por uma ‘sujeira’ branca, similar a uma pomada de consistência mais firme e grossa. Este é o vernix.

A Vernix caseosa tem um papel muito importante de proteção do bebê dentro e fora da barriga da mamãe e, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde com relação aos cuidados com o recém-nascido, o vernix não deve ser  removido imediatamente e o banho deve ser adiado por pelo menos seis horas após o nascimento.

O que na grande maioria dos casos, infelizmente, NÃO acontece.

De acordo com os médicos, é um equívoco limpar o bebê e retirar a vernix caseosa antes das suas primeiras 8 horas de vida.

Isso porque, assim como dentro da barriga da mamãe, esta gordura branca o protege de bactérias dentro e fora da barriga.

O vernix é formado por um acúmulo de secreção das glândulas sebáceas e contém células epiteliais e lanugem que cobrem a pele ao nascimento.

Ele tem alguns bebês tem espessura fininha e em outros mais aparentes, normalmente desaparece sozinho em torno de 24 horas.

A natureza é tão brilhante que, em geral, bebês com mais de 40 semanas apresentam menos vernix. E os prematuros tendem a nascer completamente encobertos  – e protegidos.

É muito comum, assim que o bebê nasce, ser limpo e removido o vernix por gases e até mesmo com um banho quase que imediato.

Tudo para que ele fique, o quanto antes, limpinho e arrumadinho pronto para o mundo aqui fora!

Esta é uma prática que ignora a sua função de tamanha importância na saúde do bebê e que pode ser pontuada em um Plano de Parto, feito e discutido com o seu obstetra previamente, claro.

vernix

Há casos onde se faz necessário a retirada do vernix de imediato, como em casos de crianças filhas de mães com HIV, infecções prévias e perinatais e de líquido amniótico meconial ou fétido.

Algo que deve ser feito com muito critério e não como uma regra pós-parto.

Fora da barriga da mãe, o vernix no bebê também tem função auxiliar na adaptação da temperatura.

Elencamos as principais características do Vernix para reforçar o quão importante é o seu papel dentro e fora da barriga da mamãe.

  1. Hidratante – ele hidrata e aumenta a plasticidade da pele do bebê
  2. Proteção natural – protege o bebê naturalmente contra infecções desde dentro da barriga.
  3. Ajuda na formação do manto ácido – a pele do bebê requer um nível de acidez do Ph que é atingida gradativamente. O vernix auxilia nesta formação.
  4. Protetor solar – protege da radiação ultravioleta e da luz solar.
  5. Agora que você já entendeu a importância do vernix no bebê, não o encare como uma sujeira e exija os cuidados necessários para o seu bebê.

Converse com seu médico a respeito e, juntos, planejem e caminhem para o parto ideal para você e o seu bebê.

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Exames do 3º trimestre.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.