Organização do quarto do bebê: confira ideias funcionais
Está grávida e perdida com a organização do quarto do bebê? Calma! Vamos te ajudar! Conversamos com a personal organizer Stella Nogueira, da Organizabox, que deu dicas incríveis para você deixar tudo pronto para a chegada do bebê.
E o melhor: sem bagunça e sem muito trabalho! Acredite. Dá para organizar todas as roupinhas, sapatinhos e itens pessoais do bebê com calma durante a gravidez, de forma que tudo fique à mão após o parto.
Organização do quarto do bebê: não exagere nas compras!
A primeira dica da Organizabox é não exagerar nas compras. “Ficar grávida é maravilhoso e nos deixa com vontade de comprar todos os itens fofos de bebê que aparecem em nossa frente. Mas é preciso tomar cuidado para não sair comprando tudo”, alertou Stella, que sugeriu que as mamães montem um planejamento. Confira dicas para organizá-lo:
- Faça uma lista de tudo que o bebê irá precisar (veja aqui um infográfico completo para os três primeiros meses do bebê)
- Converse com amigas ou familiares que já tiveram filhos
- Cuidado com os itens supérfluos (veja aqui o que você NÃO precisa comprar para o enxoval do bebê)
- Se fizer um chá de bebê, especifique os itens que pediu e quais terá que comprar
- Defina um orçamento máximo para as compras do enxoval do bebê
- Conforme for ganhando presentes, dê “baixa” na lista que montou
▷ Decoração e enxoval do bebê na Internet
Organize os itens do bebê antes mesmo de guardá-los
Antes de lavar e organizar tudo no guarda-roupa ou cômoda, o ideal é que a gestante já pré-organize os itens do bebê. “Minha dica é guardar tudo em caixas ou sacolas, separando por categorias (macacões, bodies, mantas, etc). E sempre marcando o que você tem ou ainda não tem no planejamento que falamos acima”, lembrou Stella, que também recomenda que as roupinhas sejam separadas por tamanho.
Na hora de lavar, comece pelas menores, que serão usadas nos três primeiros meses de vida do bebê. Deixe as peças maiorzinhas para quando o bebê crescer um pouquinho, assim você não desperdiça a lavagem. Caso opte por lavar as peças na mão (uma boa ideia nesta primeira vez), separe uma bacia e um balde somente para as roupinhas do bebê. Nunca misture com as demais peças da família.
▷ Lavar as roupas do bebê: respondemos as principais dúvidas
Organização do quarto do bebê: hora de guardar tudo!
Depois de lavar todas as roupinhas essenciais para os primeiros meses do bebê, chegou a hora de organizar tudo nas gavetas. Confira as dicas da Organizabox para essa fase:
- Higienize toda o guarda-roupa e cômoda do bebê antes de guardar as peças. Para isso, use um pano úmido, sem produtos químicos.
- Forre as gavetas com papel perfumado, próprio para bebês.
- Use colmeias organizadoras para acomodar as roupinhas do bebê
- Divisórias próprias para gavetas e cestinhas também são práticas, principalmente para organizar os itens de higiene, fraldas e outros acessórios
- Roupinhas devem ser dobradas
- Mantas, lençol e cobertores podem ser enrolados
- Vestidinhos, casaquinhos e macacões podem ser pendurados. Use cabides específico para roupinhas de bebê
DICA ★ Você já pode adiantar a organização da bolsa maternidade, separando alguns conjuntinhos RN para o nascimento do bebê. Verifique na maternidade a quantidade de trocas que devem ser levadas. Utilize envelopes de organza (um por troca/dia).
▷ Bolsa maternidade: Top 10 para todos os estilos
NÃO faça isso!
Nunca utilize sacos plásticos para guardar as roupinhas do bebê. Eles favorecem o acúmulo de umidade e podem estragar as peças delicadas. Use tecidos como TNT, organza ou algodão, que permitem que as fibras das roupinhas respirem.
Sapatinhos e acessórios
Já os sapatinhos podem ser acomodados dentro das caixas que vieram, em uma prateleira no guarda-roupa. Verifique se elas vem com furos que permitam a ventilação. “Os acessórios menores, como faixas, babadores e lenços, ficam muito bem organizados em cestinhas ou caixas pequenas, dentro de gavetas ou prateleiras. Uma dica para facilitar a organização do quarto do bebê é utilizar etiquetas, assim você não precisa ficar abrindo tudo a procura de alguma peça”, recomendou Stella.
Use os espaços a seu favor: confira mais dicas para a organização do quarto do bebê
Amamos as dicas da Organizabox e buscamos mais formas de otimizar os espaços no quarto do bebê. Confira as nossas dicas:
- Utilize potes e cestos dentro das gavetas para separar as peças e outros itens do bebê
- Explore as possibilidades das prateleiras na organização do quarto do bebê: opte pelas peças que venham com varões e cabideiros, para colocar porta-fraldas ou pendurar roupinhas, facilitando a hora da troca.
- Invista em um kit higiene e deixe tudo organizado em cima da cômoda. Opte por um trocador plastificado, para facilitar a higienização (diária!).
- Aproveite todos os espaços! Sabemos que as casas estão cada vez menores, contribuindo para quartos de bebê pequenos também. Então aproveite a funcionalidade de todos os espaços: utilize caixas e cestos embaixo do berço (saias de berço podem “esconder” as caixas, caso não goste do visual), nichos e prateleiras nas paredes, sapateiras atrás da porta (são ótimas para guardar tudo o que você imaginar).
▷ Decoração funcional: prateleiras e nichos no quarto do bebê

Prateleiras com varão sobre o trocador: funcionalidade e beleza na decoração. Invista nos versáteis porta-fraldas

Caixas organizadoras ajudam a separar itens como fraldas de pano e outros acessórios. Elas podem ficar em gavetas ou prateleiras

Cestos organizadores mantém brinquedos em ordem e trazem mais charme para o quarto do bebê. Brinque com as estampas e texturas

Caixas organizadoras também podem ajudar a organizar as fraldas descartáveis, que devem ficar sempre à mão
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Veja mais dicas:
Como limpar a banheira do bebê?
Como montar o enxoval sem saber o sexo do bebê?