HomeBebêsOsteopatia traz benefícios para bebês e crianças
osteopatia

Osteopatia traz benefícios para bebês e crianças

Criada pelo médico norte-americano Andrew Taylor Still, a osteopatia é uma técnica que utiliza recursos manuais (as mãos) para uma abordagem terapêutica do corpo. O foco é na origem da dor e não onde ela está localizada, respeitando a relação entre mente, corpo e espírito.

osteopatia

Osteopatia propõe reequilíbrio do organismo

Segundo a osteopatia, a dor não é a causa principal da lesão e sim um sintoma de um desequilíbrio, que pode ser físico ou emocional.

Osteopatia no Brasil

No Brasil, existe uma regulamentação pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) que qualifica o fisioterapeuta como profissional habilitado para se especializar em osteopatia.

Abordagem terapêutica nos bebês

Nos bebês, a osteopatia é largamente difundida na Europa, como uma alternativa ao tratamento de cólicas, constipação, refluxo gastroesofágico, torcicolo congênito, otites, dificuldades de sucção, assimetrias cranianas, alterações no sono, etc.

osteopatia

Antes de tratar a criança, o profissional examina a respiração, os reflexos e os movimentos da criança, para verificar se ela é mesmo uma candidata ao tratamento. Não há protocolos para a técnica, pois cada indivíduo é único.

Além disso, alguns sintomas no pós-parto podem indicar a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar entre pediatra e osteopata:

– Irritabilidade e choro em excesso;
– Sono perturbado e/ou insônia;
– Dificuldade de sucção no momento da amamentação;
– Muita cólica;
– Refluxo constante;
– Flatulência além do comum;

O tratamento pode ser realizado já nos primeiros dias de vida da criança. O osteopata utiliza uma técnica suave, promovendo alívio para a criança e mais qualidade de vida para a família.

As reações adversas são raras e a maioria dos bebês relaxa tanto durante o procedimento que chegam a dormir. No caso de uma leve agitação, o comportamento deve desaparecer em até 48 horas.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Coisas para bebê: 10 itens que você precisa comprar!

Inspiração: decoração de quarto montessoriano

Acessórios para quarto de bebê: 5 produtos para uma decoração funcional

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário