HomeBebêsPais de UTI: como amenizar o sofrimento de quem espera pelo bebê?
pais de uti

Pais de UTI: como amenizar o sofrimento de quem espera pelo bebê?

Uma verdadeira montanha-russa de emoções invade o coração dos Pais de UTI durante todo o período de recuperação de seus bebês. 

A família pode enfrentar meses, e às vezes, semanas, dessa rotina de hospital, médicos e cuidados diários.

Buscando envolver a família na rotina do bebê, profissionais da área de saúde notaram que ações que englobavam pais e mães auxiliavam na recuperação do recém-nascido. Essa percepção fez e faz toda diferença!

pais de UTI

Pais de UTI – atividades para interação entre o bebê e a família

Pensando na melhoria da qualidade de vida e bem estar de toda a família, selecionamos algumas técnicas já usadas com os pais de UTI  neo-natais. Confira:

– Shantala

Proveniente da Índia, a técnica ajuda o bebê a relaxar, evita cólicas, insônia, melhora a digestão, circulação e beneficia o vínculo entre pais e filho. Indicada para bebês prematuros, a prática auxilia também a coordenação motora do pequeno.

Pais Canguru

Na posição canguru o recém-nascido é mantido na vertical, contra o peito do pai ou da mãe. O contato da pele favorece um controle térmico melhor, alivia a dor, aumenta o vínculo e acalma o bebê. Vale ressaltar, que alguns critérios são levados em consideração: o tempo de permanência não deve ultrapassar o de quatro horas, e é necessário que o pai ou mãe estejam vestindo uma blusa gola V.

– Banho de Ofurô

O banho de ofurô tem diversas vantagens, mas só deve ser dado em bebês com mais de 1800g. A técnica transmite aos recém-nascidos a mesma sensação do útero materno, tornando o banho um momento prazeroso, de relaxamento e segurança. Além disso, diminui as cólicas e previne a insônia.

– Redeterapia

Pequenas redes são colocadas nas incubadoras abrigando o bebê de forma que se sinta confortável. Esse aconchego proporcionado simula a sensação proporcionada pelo útero materno. A técnica ajuda no desenvolvimento neuro-sensorial, ganho de peso e mantem o sono profundo do pequeno. Ele pode permanecer de três a seis horas na rede.

– Terapia do Polvo

Feito de crochê, o polvo possui uma textura macia e oferece ao recém-nascido a mesma sensação do ambiente intrauterino, por conta de seus tentáculos. Eles relaxam, regulam os batimentos cardíacos e a respiração, e proporcionam níveis mais altos de oxigenação no sangue. A técnica proporciona ao bebê o calor do ambiente.

pais de UTI

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

8 cuidados com a saúde do bebê no inverno

Sexo no pós-parto: 5 dúvidas frequentes entre os casais

Drenagem linfática: 5 questões sobre essa prática na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário