HomeBebêsAmamentaçãoPosições para amamentar: encontre a mais confortável
posições para amamentar

Posições para amamentar: encontre a mais confortável

Encontrar a melhor posição na amamentação nem sempre é fácil, principalmente com um recém-nascido e pode ser um desafio para as mamães de primeira viagem. Mas é mais fácil do que parece no início, até porque não existe uma única posição ideal. As melhores posições para amamentar são as confortáveis para mãe e bebê, além daquelas que favorecem a pega correta. Já falamos aqui no Ficar Grávida sobre a importância da pega e seu papel no sucesso do aleitamento materno.

Como é a pega correta?

A pega está correta quando o bebê abocanha uma boa parte da aréola junto com o mamilo. Ele consegue colocar o seio mais profundamente na boca e fazer movimentos ritmados com a língua, sugando o leite de forma eficiente. Confira no quadro:

posições para amamentar

 

A posição influencia na pega?

Não necessariamente. O mais importante em encontrar as posições para amamentar mais confortáveis é que, quanto mais tranquilo e seguro o bebê estiver, mais fácil será para a mãe ajustar a pega. O bebê pode ter um acesso mais facilitado ao seio em algumas posições, mas nada impede que você tente outras.

Confira um guia com as possíveis posições para amamentar:

posições para amamentar

 

Posições 1 e 2 – Duas variações da posição “cavalinho”, quando o bebê fica apoiado em uma de suas coxas, com a boca virada para o seio.

Posições 3 e 5 – Posições que facilitam bastante a amamentação com recém-nascidos, quando é fácil segurá-los com apenas um braço. Também é bastante usada por mães de gêmeos. Basta segurar o bebê passando-o embaixo do seu braço, do mesmo lado do seio em que ele está mamando.

Posições 4, 6 e 9 – Variações da amamentação com a mãe e bebê deitados. Veja aqui recomendações sobre a amamentação com a mãe deitada!

Posições 7 e 8 – A posição mais tradicional na amamentação (provavelmente você irá começar com essa), que pode ser adaptada com o uso do sling. Nessa posição, a mãe utiliza o braço do mesmo lado do seio em que ele se alimenta. O pescoço e os ombros do bebê ficam apoiados no antebraço.

Com a prática e o tempo, mãe e bebê vão encontrar a posição favorita. Mas é natural que, conforme o bebê cresce e fica maior, as posições irão variar e você pode até criar novas alternativas para amamentar. Acessórios como poltronas e almofadas de amamentação também ajudam bastante!

Poltrona de amamentação: precisa ter?

posições para amamentar

 

Precisa de ajuda?

Aqui no Ficar Grávida temos diversas matérias sobre amamentação, mas você também pode buscar ajuda especializada, o que é natural e bastante indicado. Os bancos de leite costumam oferecer uma consultoria gratuita em amamentação, assim como os postos públicos de saúde. Clique aqui e localize o banco de leite mais próximo de você.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais sobre amamentação:

4 formas de usar a almofada de amamentação

Descubra o que é Mastite e como tratar

Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.