HomeBebêsPrimeiro banho do bebê: dicas simples para te ajudar nessa missão
primeiro banho do bebê

Primeiro banho do bebê: dicas simples para te ajudar nessa missão

O primeiro banho do bebê é sempre um desafio para todos os pais, principalmente os de primeira viagem. 

Antes de sair da maternidade, as enfermeiras tentam sempre ensinar o jeito certo e mais confortável para dar o primeiro banho do bebê em casa. Mas esse momento, que é tão especial, não precisa se transformar em uma missão impossível.

primeiro banho do bebê

Medo de dar o primeiro banho do bebê?! Conheça as melhores dicas

É normal ter medo e se atrapalhar um pouco durante os primeiros banhos com o recém-nascido. Por isso, você não precisa se desesperar. A gente te ajuda a deixar essa fase com o seu filho mais tranquila, especial e cheia de amor e carinho. Separamos algumas dicas práticas simples para os primeiros banhos do bebê. 

Banho de banheira ou bacia são os mais recomendados – É muito importante que a banheira esteja em uma superfície plana e firme, para impedir acidentes. Você deve ficar com um dos braços nas costas do bebê durante todo o banho para que ele fique seguro e fazer toda a higiene com a outra mão. O corpo deve estar embaixo da água, exceto cabeça e pescoço.

A temperatura ideal da água é entre 35 e 36° C – Lembre-se que a pele do bebê é mais sensível que a de um adulto. A temperatura recomendável é em torno de 35 a 36º C. Mexa a água para garantir que a temperatura está igual na banheira toda. Você pode usar termômetro de banheira ou seu próprio cotovelo: morna, agradável ao toque, é como ela deve estar. Nos dias frios, uma única gotinha, mas só uma mesmo, de álcool na água ajuda a manter a temperatura.

primeiro banho do bebê

Na prática

Para ficar mais tranquila, separe tudo o que vai precisar para o banho antecipadamente. Tire a fralda e limpe o bebê antes de colocá-lo na banheira. Restos de xixi e cocô podem contaminar a água da banheira se você não fizer uma faxina.

Quando estiver tudo pronto, basta segurar a cabecinha e as costas do bebê com uma mão e lavar o corpinho com a outra. É preciso respeitar a ordem dos fatores.

Inicialmente, lave o rosto, pois a água está totalmente limpa, em seguida, o corpo (primeiro frente, depois costas) e depois um membro de cada vez. A cabeça fica por último, pois como fica para fora da água o tempo todo, quanto menos tempo molhada, melhor. E lembre-se: xampus e sabonetes só os neutros, específicos para crianças.

A lista do que você vai precisar:

  • Termômetro de banho
  • Xampu para bebê
  • Sabonete para bebê, de preferência líquido
  • Álcool a 70% (para limpar o coto umbilical)
  • Hastes de algodão (para o coto e as orelhas)
  • Algodão (para limpar os olhos, embeba-o em água morna e use um pedaço para cada olho, passando do canto interno para fora).
  • Toalha
  • Fralda
  • Muda de roupa completa

primeiro banho do bebê

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Fórmula infantil: o que é e quando utilizar esse tipo de alimento

Conhece a expressão “Mãe do Corpo” ?! Saiba mais sobre a sensação comum entre as mulheres

Quais as principais marcas associadas à maternidade?!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário