Primeiros mil dias do bebê: 10 cuidados essenciais nesta fase
Você já ouviu falar nos primeiros mil dias do bebê? Especialistas no mundo todo estão reforçando a importância deste período na vida do bebê, que engloba a gravidez e os dois primeiros anos após o nascimento. De acordo com eles, os cuidados nesta fase podem influenciar toda a vida da criança, até a vida adulta.
Mas o que os pais podem fazer nos primeiros mil dias do bebê?
Confira 10 cuidados essenciais nesta fase:
1 – Gravidez planejada
A gestação é incluída nos chamados “primeiros mil dias do bebê” pois é uma fase fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê. A principal recomendação é que a gravidez seja planejada, pois nesses casos a mulher tende a fazer uma série de mudanças em seu estilo de vida para engravidar.
Hábitos como fumo, consumo de bebidas alcoólicas e alimentação deficiente costumam ser deixados de lado por quem planeja a gravidez, o que é extremamente benéfico para a saúde do bebê.
Outro ponto importante na gravidez planejada é a suplementação com ácido fólico, vitamina do complexo B, que age nas primeiras semanas de gestação e auxilia na formação do tubo neural. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, as mulheres que desejam engravidar devem iniciar a suplementação com ácido fólico entre 60 e 90 dias antes da fecundação.
Os casais que planejam a gravidez também costumam estar mais fortalecidos emocional e fisicamente para os cuidados com um recém-nascido, condição que interfere diretamente na formação psicológica da criança.
▷ Planejando a gravidez: prepare o seu corpo

Planejar a gravidez é a primeira forma de contribuir para o desenvolvimento saudável nos primeiros mil dias do bebê
2 – Alimentação saudável durante a gravidez
Manter uma dieta equilibrada, com alimentos saudáveis, durante a gravidez é outro cuidado que influencia nos primeiros mil dias do bebê. Entre os nutrientes que não podem faltar no cardápio da futura mamãe podemos citar o ferro, vitamina C, cálcio, ômega-3 e fibras.
A alimentação saudável também contribui para o controle do peso da gestante, que deve ser adequado (nem muito, nem pouco) para proporcionar um crescimento saudável do feto. Mulheres que engordam demais podem desenvolver a diabetes gestacional, que oferece grandes riscos para a criança.
Mas nada de extremos. Assim como engordar muito não é bom, não ganhar o peso adequado também não é saudável. Mulheres que fazem dietas restritivas, por exemplo, não conseguem oferecer os nutrientes necessários para o ganho de peso do bebê.
▷ Gravidez saudável: alimentos que aumentam a imunidade
▷ Beber água na gravidez é fundamental para a saúde do bebê

Manter uma dieta equilibrada e um controle no ganho de peso na gestação também são cuidados essenciais nos primeiros mil dias do bebê
3 – Vacinas em dia
A gestante deve cumprir com rigor as recomendações médicas quanto às vacinas obrigatórias nesta fase. Ao se imunizar, a futura mamãe também passa para o bebê importantes anticorpos, protegendo-os de doenças como influenza (gripe), hepatite B, difteria, tétano e coqueluche.
Mas os cuidados não param com o nascimento do bebê. A criança também tem um rigoroso cronograma de vacinas para ser cumprido nos primeiros dois anos de vida. Sabemos que é de cortar o coração ver a criança sofrendo com as picadas, mas é um cuidado necessário e evita que doenças sérias a atinjam.
▷ Conheça as vacinas do bebê no primeiro ano de vida
▷ Vacinas para grávidas: confira as doses obrigatórias

As gestantes devem se proteger (e ao bebê) cumprindo as recomendações médicas quanto às vacinas obrigatórias nesta fase
4 – Prepare-se para o parto
Um parto adequado é outro passo para contribuir com o desenvolvimento saudável da criança. Uma das principais precauções é evitar a cesariana agendada, que favorece as chances do bebê nascer antes do tempo e sofrer com complicações. Aguardar o início do trabalho de parto é uma forma de esperar que o bebê esteja realmente pronto para nascer.
Também é importante preparar o corpo para o parto, com exercícios que trabalham o períneo (região localizada entre a vagina e o ânus, que sustenta os órgãos pélvicos). As mulheres que têm esse cuidado apresentam maiores chances de um trabalho de parto adequado e, consequentemente, conseguem um parto normal.
▷ Como aumentar a dilatação no trabalho de parto?

Se preparar para o parto normal é outro cuidado importante nos primeiros mil dias do bebê
5 – Amamentação
O aleitamento materno é um dos principais cuidados que a mãe pode ter com seus filhos nos primeiros mil dias. O leite materno é um alimento completo: hidrata, alimenta, fornece anticorpos e todo o carinho que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida, de forma exclusiva. E os especialistas ainda recomendam a amamentação – como complementação da alimentação – até os 2 anos de vida ou mais, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e imunidade. O movimento que o bebê faz ao sugar o seio também estimula os ossos do crânio, melhorando também a musculatura de todo o rosto e garante a formação correta dos dentes.
Leia aqui nossas matérias sobre amamentação!

A amamentação deve ser exclusiva até o sexo mês de vida do bebê e complementar até os 2 anos ou mais
6 – Prezar pelo sono do bebê
Dormir bem é algo que vai além do simples descanso para os bebês. É no sono que os pequenos aprendem e consolidam tudo o que viram durante o dia. Os hormônios e células responsáveis por todo o funcionamento do seu organismo trabalham durante o sono.
Crianças que dormem pouco estão sujeitas a problemas como ansiedade, depressão e agressividade. Por isso, é tão importante que os bebês durmam o tempo necessário, de acordo com a sua faixa etária.
Não controle os horários das sonecas e do sono noturno do bebê nos seis primeiros meses. Somente após essa fase a criança pode seguir rotinas específicas, e que devem visar seu conforto e bem estar.
▷ Série Sono Infantil: vamos te ajudar a fazer seu bebê dormir melhor

O sono é extremamente importante para o desenvolvimento neurológico dos pequenos
7 – A importância do vínculo entre pais e bebê
Nada substitui a segurança e a proteção que a criança sente ao ter um vínculo próximo com os pais, reforçado por colo, carinho e contato físico. Esses estímulos são importantes para o desenvolvimento neurológico, emocional e até para a imunidade do bebê. Lembre-se: colo não “estraga” ninguém. Uma criança com uma base emocional sólida tende a ser um adulto mais seguro no futuro.
▷ Estudos comprovam: colo faz bem!

O estreitamento do vínculo emocional entre pais e bebê também é importante nos primeiros mil dias do bebê
8 – Brinque com o bebê
Sentar no chão, brincar e rir com o bebê é mais importante do que você imagina. Mais do que uma simples distração, as brincadeiras estimulam a criatividade, o desenvolvimento cognitivo e a segurança da criança. Mas não vale deixar que ela brinque somente com aparelhos eletrônicos.
▷ A importância das brincadeiras na infância

As brincadeiras são parte importante do desenvolvimento da criança nos primeiros mil dias do bebê
9 – Alimentação diversificada
Durante a introdução alimentar, os pais devem estimular o paladar do bebê com opções variadas de frutas, verduras, legumes, grãos, cereais e temperos naturais. Evitar ao máximo a introdução do açúcar e do sal em excesso, para que a criança conheça o real sabor dos alimentos. Também é importante seguir as recomendações do pediatra quanto ao preparo das refeições, forma que mudou nas últimas décadas. Um exemplo disso é o ato de amassar os alimentos com um garfo, ao invés de triturá-los no liquidificador.
Evite ao máximo: acesso frequente a alimentos industrializados, como refrigerantes, doces, iogurtes. A alimentação do bebê deve ser a mais natural possível.
Outra recomendação é respeitar a saciedade do bebê. Se o pequeno se recusar a comer tudo o que lhe foi oferecido, respeite e jamais forte. Desta forma, ele começa a entender sozinho qual é o seu limite alimentar e desenvolve uma relação saudável com a comida.
▷ Introdução alimentar: cuidados na hora de preparar a papinha

A família deve estimular o consumo de alimentos saudáveis na introdução alimentar nos primeiros mil dias do bebê
10 – Incentive a fala correta
Falar de forma diferente com os bebês é algo natural a qualquer adulto, mas é importante estimular a fala correta conforme os pequenos forem crescendo. Conversar com a criança de forma pausada (desde recém-nascido, mesmo que eles “não entendam”), cantar músicas, contar histórias e ensinar palavras novas é fundamental.
▷ Cérebro do bebê: você pode estimular seu desenvolvimento

Nos primeiros mil dias do bebê, estimule o desenvolvimento da fala conversando, cantando e contando histórias para o pequeno
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Viajar com bebê: dicas para escolher um hotel baby friendly
Viajar de avião com bebê: tire as principais dúvidas
Banho de ofurô para bebês tranquiliza e relaxa
Como limpar a banheira do bebê?