Como proteger seu bebê da Asfixia Postural?
A asfixia postural, também conhecida como asfixia posicional, é um tema muito importante da primeira infância, porém, pouco comentado entre pais e profissionais da área de saúde.
Com maior incidência em bebês de 0 a 4 meses de vida, o problema pode causar danos sérios e irreversíveis à saúde dos pequenos.
O que é asfixia postural?
A chegada de um recém-nascido envolve os novos pais em uma série de informações e recomendações, e uma das mais importantes deve ser sobre a asfixia postural.
Rápida e perigosa, a asfixia postural é ocasionada pela compressão dos órgãos internos e vias respiratórias do bebê, quando seu corpinho flexiona para frente.
Essa situação acontece por conta da limitação dos bebês em relação a seus próprios movimentos, sendo incapazes de corrigir a postura quando se sentem desconfortáveis ou apresentam dificuldades para respirar.
Quando os pequenos permanecem por longos períodos mal acomodados, no bebê conforto ou carrinho, o corpo tende a pender para frente, deixando o bebê deitado em formato de “C”.
Essa posição faz com que os órgãos do recém-nascido sejam pressionados, o peito fica comprimido e as vias respiratórias podem sofrer um estreitamento, impedindo que o bebê respire corretamente.
Asfixia Postural: saiba como prevenir!
Apesar de perigosa, a asfixia postural pode ser evitada com mudanças atenção e medidas simples na rotina do bebê:
Fique atenta a qualquer barulho diferente que seu bebê fizer quando estiver na cadeirinha;
Durante os passeios de carro, preste atenção à cabecinha do seu bebê e mude-a de posição se ele estiver caída para o lado ou para frente;
Evite deixar o bebê tirar sonecas dentro do bebê conforto quando estiver em casa. Coloque-o sempre no berço ou no ninho;
Evite viagens longas. Caso sejam necessárias, certifique-se de parar periodicamente para posicionar o bebê de forma confortável.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Protetor de pescoço para bebês: Precisa comprar?
Atrasar o primeiro banho traz benefícios para amamentar o bebê
Bebê com Dor: saiba quando os incômodos aparecem e o que fazer