HomeBebêsQuando o bebê vai andar?
bebê vai andar

Quando o bebê vai andar?

Um dos marcos mais importantes do desenvolvimento das crianças é aprender a andar. É uma fase muito importante também na vida dos pais, que veem aquele bebê se tornar uma criança alegre e ativa, que agora vive correndo e pulando pela casa. Mas não adianta ter pressa! Sabemos que cada criança se desenvolve em seu próprio tempo, mas mesmo assim é difícil para a família segurar a ansiedade. Afinal, quando o bebê vai andar?

bebê vai andar

Os pais esperam com ansiedade o momento que o bebê vai andar

 

Os primeiros passos

No primeiro ano de vida, o bebê passa por diversos saltos de desenvolvimento, para ganhar ainda mais coordenação motora e força muscular. Até conseguir dar os primeiros passos, o pequeno aprende a sentar, virar e engatinhar, para só então conseguir ficar de pé, por volta dos 8 meses.

Depois disso, o bebê vai desenvolvendo aos poucos seu equilíbrio e confiança. A grande maioria dos bebês vai andar entre os 9 e os 12 meses, já tendo uma boa desenvoltura com 1 ano e 3 meses. Mas não se preocupe se o seu bebê for precoce ou demorar mais que outras. Cada uma se desenvolve de uma forma.

Entenda os picos de crescimento do bebê

bebê vai andar

O bebê vai andar em seu próprio tempo, mas os pais podem incentivar o pequeno a desenvolver confiança

 

O bebê vai andar mais rápido se eu incentivar?

Não necessariamente, mas algumas atitudes dos pais contribuem para dar confiança para o bebê andar. Confira algumas dicas:

  • Quando o bebê aprende a ficar de pé, talvez ele precise de ajuda para sentar. Algumas crianças ficam impacientes e choram, mas não faça o trabalho por eles. Mostre como dobrar o joelho e incentive-o a tentar sozinho.
  • Quando o bebê já consegue andar apoiado nos móveis, posicione-se à frente dele e peça que ele venha até você.
  • Brinquedos que permitem que a criança empurre e se apóie ao mesmo tempo também são úteis nessa fase.
  • Não use o andador. Ele não estimula o desenvolvimento adequado dos músculos da perna e seu uso pode causar acidentes. O acessório é condenado inclusive pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
  • Deixe o bebê descalço! É a forma mais natural dele conseguir manter o equilíbrio, desenvolver a coordenação motora e formar a cavidade da planta do pé.
  • Deixe o bebê no chão, livre para aprender a andar. Mas proporcione um ambiente seguro e confortável para isso. Evite superfícies ásperas ou escorregadias.
bebê vai andar

Normalmente, o bebê vai andar com desenvoltura por volta de 1 ano e 3 meses

 

E se meu bebê demorar muito para andar? Quando devo me preocupar?

Converse com o pediatra e explique sua preocupação. Provavelmente ele irá tranquilizá-la, afirmando que cada criança tem o seu próprio tempo. E ele tem toda razão! Algumas crianças podem andar somente com 1 ano e 5 meses.

O importante é entender a sua linha do tempo e os avanços que ele já deu. Se ele demorou mais para rolar e engatinhar, provavelmente também irá levar tempo para andar. Desde que ele esteja crescendo como o esperado e aprendendo coisas novas, não se preocupe!

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Viajar com bebê: dicas para escolher um hotel baby friendly

Viajar de avião com bebê: tire as principais dúvidas

Banho de ofurô para bebês tranquiliza e relaxa

Como deixar a casa segura para o bebê engatinhar

10 benefícios da shantala para o bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.