HomeBebêsQuantas horas de sono seu bebê precisa por dia?
bebe sono 1

Quantas horas de sono seu bebê precisa por dia?

bebe sono

Você sabe dizer quantas horas de sono seu bebê dorme por dia? Será que ele está dormindo o tempo necessário?  A maioria das mães têm muitas dúvidas sobre a quantidade adequada de sono para cada idade e quais as consequências para as crianças que dormem pouco. Afinal, a preocupação de todas é o bem estar e o bom desenvolvimento dos nossos pequenos.

Os bebês necessitam de mais horas de sono que os adultos e crianças de até três anos chegam a dormir o dobro dos pais, sendo metade durante o dia. Cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado enquanto dormimos. O tempo de sono para cada faixa etária pode variar um pouco de especialista para especialista.

Bebês que dormem muito pouco são mais propensos a obesidade, irritabilidade, falta de concentração e dificuldade no aprendizado. Quando é recém-nascido, o bebê dorme, geralmente, de 16 a 20 horas por dia, mas estes números vão diminuindo a cada mês. Sendo assim, com um ano de idade, deve dormir 10 horas durante a noite e fazer duas sestas, ou sonecas, de dia, sendo cada uma delas com cerca de uma hora e meia. Parando com as sonecas somente por volta dos três anos e meio.

 

sono bebe

 

Os bebês menores não dormem por horas direto, pois acordam várias vezes para as mamadas, sendo a frequência maior durante o dia. Administrar o horário das sonecas é fundamental para um bom sono em geral. Afinal, se uma criança dorme ao final da tarde, isso vai prejudicar o sono da noite. O melhor é reservar o começo da manhã e da tarde para as sonecas.

Segundo uma pesquisa realizada pela revista CRESCER, as crianças estão dormindo menos do que deveriam e os pais sabem disso. Só 9% das crianças entre um e dois anos, por exemplo, dorme a quantia recomendada pelos pediatras (isto é, 13 horas por dia). Sendo que 66% dos pais das crianças dessa idade têm a percepção de que o filho não dorme o suficiente. A tabela abaixo pode servir de referência.

Acordar durante é noite faz parte do ciclo do sono de todos nós, inclusive os bebês. Normalmente, passamos por fases de transição entre vigília e sono, sono leve, sonhos e, finalmente, sono profundo. O processo inverso acontece até que voltemos a acordar muitas vezes, sem perceber.

bebe sono 2

Cada bebê é diferente. Alguns podem dormir muito ou durante mais horas seguidas do que outros. O importante é ajudar a criar uma rotina de sono ao bebê, respeitando o seu ritmo de desenvolvimento.

Cada um desses ciclos dura cerca de uma hora e meia e chegamos a completar cinco deles por noite. Na maioria das vezes, nem lembramos que acordamos, pois mudamos de posição e voltamos a dormir, mas com os bebês pode ser diferente, já que eles acabam despertando pra valer.

A partir dos sete meses, é normal que o bebê fique agitado e tenha dificuldade para adormecer ou que acorde várias vezes durante a noite, pois quer praticar tudo o que já aprendeu. Nestes casos, os pais podem optar por deixá-lo chorar um pouco até que se acalme, ir até o berço e tranquilizá-lo ou pegá-lo no colo até que volte a dormir.

Essa é uma decisão particular que deve levar em conta o que funciona e faz bem para a família. O importante é escolher qual será a maneira de agir para torná-la um hábito, fazendo com que o bebê se acostume à situação. De qualquer forma, o que importa é que ele tenha um sono de qualidade, que possa descansar e crescer sem inseguranças ou traumas.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.