HomeBebêsAlimentaçãoRefrigerantes podem arruinar a saúde de seu bebê
bebe_garrafa

Refrigerantes podem arruinar a saúde de seu bebê

O assunto é sério, foi abordado no blog na semana passada e gerou muita repercussão. Por isso voltamos a perguntar: Você dá refrigerantes para seu bebê? Se você leu nosso primeiro artigo sobre o assunto, já sabe que a longo prazo ele pode ser o responsável por males como diabetes e osteoporose, entre outras doenças. Mas não é só isso. Nesta semana, a nutricionista do site Alô Mamãe, Clarice Corbelini, nos conta sobre outros problemas causados pela bebida que deve passar longe de nossos bebês.

Conheças os riscos de dar refrigerantes para bebês

Hoje, vamos conhecer melhor os componentes mais presentes nas fórmulas dos refrigerantes, e pontuar os riscos que oferecem a seu bebê, um a um. São tantos, que precisamos fazer mesmo uma lista.

De cáries a câncer, lista de malefícios é enorme

De cáries a câncer, lista de malefícios dos refrigerantes é enorme

 

Açúcar e as cáries precoces

Além de uma gama extensa de aditivos químicos, a quantidade absurda de açúcar existente no refrigerante aumenta muito a predisposição ao aparecimento de cáries.  “As cáries são favorecidas pelo alto consumo de açúcar, além disso, outros componentes químicos, como o ácido fosfórico, prejudicam a saúde dos dentes e corroem o esmalte de proteção dental”, alerta Clarice.

Cafeína: um estímulo perigoso

A maior parte dos refrigerantes contém cafeína, estimulante e diurético. A nutricionista alerta que não existem estudos que mostram uma dosagem segura de ingestão de cafeína por crianças. “A cafeína, por ser estimulante, pode contribuir para que seu filho fique ainda mais agitado, ou custe para pegar no sono”.

 

Corantes e sua relação com o Câncer

Clarice destaca ainda que os refrigerantes possuem diversas substâncias usadas para dar a coloração característica. Esses aditivos químicos são tóxicos para as células do corpo humano, causando agressões e contribuindo para o surgimento de diversos tipos de câncer. “Um estudo escocês associou o consumo de refrigerantes ao surgimento de câncer intestinal e colorretal. No Brasil, refrigerantes possuem 67 vezes mais corante caramelo IV,um aditivo extremamente cancerígeno, que os vendidos nos Estados Unidos. Um estudo sueco publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition apontou que uma lata de refrigerante por dia aumenta em 40% o risco de homens desenvolveram câncer de próstata. Imagina então o que pode causar no corpinho do seu bebê”.

 

Bisfenol A – um veneno para o organismo

Os refrigerantes são acondicionados em garrafas plásticas (e isso vale para a água também, por isso prefira consumir água em garrafas de vidro). O plástico contém uma substância chamada bisfenol A (BPA) que também é utilizado para revestir internamente as latinhas. Amplos estudos mostram que o bisfenol A causa desregulação endócrina e pode contribuir para o surgimento de problemas na tireoide, obesidade e câncer.

 

Nem light, nem zero: dê água

“Para finalizar, preciso lhes informar que os refrigerantes zero, light, diet não são as melhores opções. Tudo bem, não contém açúcar, mas em sua maioria são utilizados adoçantes artificiais, e não existe um consenso a respeito dos prejuízos que podem causar. Eu prefiro não arriscar, ainda mais quando se trata da saúde de uma criança”, alerta Isabela, que finaliza: Nada melhor que a um copo d’água para hidratar, eliminar toxinas e matar a sede!

 

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

 

Leia mais:

– A verdade sobre os refrigerantes e por que evitá-los

– Gelatina e Geleia de Mocotó: vilões no cardápio

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.