HomeBebêsOs riscos da herpes em recém-nascidos
herpes em recém-nascidos Mariana

Os riscos da herpes em recém-nascidos

Você sabia que o bebê nasce com o sistema imunológico tão imaturo que até uma doença aparentemente inocente pode levar à morte? É verdade! Pode até parecer um exagero, mas um dos principais conselhos é sobre as visitas: um simples toque ou um carinhoso beijo pode levar o bebê a óbito em pouquíssimo tempo! Foi o que aconteceu na última terça-feira, dia 18, com Mariana, no estado do Iowa, nos Estados Unidos. A menina faleceu com apenas 18 dias de vida após contrair o vírus da herpes de um beijo. Infelizmente, casos como o de Mariana são mais comuns do que gostaríamos que fossem. E para tentar diminuir essa ocorrência, hoje vamos falar do perigo do contágio da herpes em recém-nascidos.

herpes em recém-nascidos

É importante ficar atento e evitar que beijem o bebê, principalmente nas mãos e na boca.

 

Entenda o que é a herpes

O vírus Herpesviridae é transmissor da herpes simples, que pode ser do tipo 1 ou 2 (HSV-1 e HSV-2). Elas normalmente causam pequenas bolhas, aftas ou úlceras no rosto, boca e lábios – HSV-1 –  ou nos genitais – HSV-2. Os sintomas são seguidos de dor, coceira e até febre.

Estudos revelam que 85% da população mundial é portadora do vírus, que costuma se manifestar apenas quando o sistema imunológico está frágil, como picos de estresse, traumatismo, exposição prolongada ao sol ou até menstruação. Ou seja, a pessoa pode ser portadora do vírus, mas nunca ter apresentado sintomas, pois ela pode ficar em estado de latência por anos ou nunca aparecer.

 

Conheça os perigos da herpes em recém-nascidos

Apesar de aparentemente inocente, a herpes em recém-nascidos e pessoas com problemas de imunidade baixa é extremamente perigosa. E o motivo é simples! Em pessoas com as defesas do organismo imaturas a herpes pode afetar o fígado, o cérebro ou até levar à morte. Esses são motivos suficientes para evitar os famosos beijinhos nos pequenos inocentes que acabaram de nascer.

No caso de Mariana, a bebê que morreu com apenas 18 dias de vida nos Estados Unidos, ela foi diagnosticada com meningite HSV-1, uma forma altamente letal da doença, transmitida pelo beijo de uma visita. Uma simples afta pode ter transmitido a doença para a criança. A mãe da bebê, Nicole, postou um alerta emocionado em sua página do Facebook: “Nossa princesa Mariana Reese Sifrit ganhou suas asinhas de anjo nesta manhã. Ela estava no colo do papai, com a mamãe ao seu lado. Em apenas 18 dias, ela transformou as nossas vidas. Esperamos agora que a história dela possa salvar outros bebês”.

herpes em recém-nascidos Mariana

Mariana ao lado de seus pais, Nicole e Shane Sifrit.

Por esse e outros motivos é muito importante ficar atento com as pessoas que visitam o recém-nascido. Seja bem clara com todos, pois não se trata de frescura, como muitos alegam. Não se incomode de ser chata e exigente, pois essa atitude pode salvar o seu bebê! Um simples e inocente beijo pode realmente acabar de maneira trágica. O ideal é esperar que o pequeno tome todas as vacinas, lá pelo terceiro mês, antes de receber visitas. E não esqueça! As mãos devem estar bem higienizadas antes de pegar o pequenino. Todo cuidado é pouco, mas no fim, tudo acaba valendo a pena!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Conheça as vacinas do bebê no primeiro ano de vida

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.