HomeBebêsSarampo: confira informações sobre nova campanha nacional de vacinação
sarampo

Sarampo: confira informações sobre nova campanha nacional de vacinação

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo, e o maior percentual (97%) estão concentrados no estado de São Paulo!

Para frear esses números, o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (07) uma nova campanha nacional de vacinação contra a doença. Se você ainda não vacinou seu filho, fique atenta, preparamos uma matéria com as principais informações.

sarampo

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa hoje (07)

Com o objetivo de vacinar mais de 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos, as vacinas começam a ser distribuídas nesta segunda-feira, 07 de outubro.

Vale lembrar que a campanha vai acontecer em duas fases, do dia 07 a 25 de outubro, o grupo prioritário vai ser o que abrange bebês de seis meses até crianças menores de 5 anos. 

Dentro desse período ainda vai acontecer o dia D de vacinação, na data de 19 de outubro.

O segundo grupo, adultos de 20 a 29 anos, que não estão com a caderneta de vacinação em dia, podem ser vacinados a partir do dia 18 de novembro. Em nota, o Ministério ainda afirmou que foi feita, para essa campanha, a maior compra de vacinas dos últimos 10 anos. 

Além de informar que foram registrados os mais de 5.404 casos da doença, o Ministério também explicou que São Paulo foi o estado com a maioria desses casos. 

97% desse número está distribuído por 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 se dividem em 18 estados: RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA e SE.

sarampo

Quais os sintomas do sarampo?

A fase inicial lembra um resfriado, na qual a criança pode apresentar febre, coriza, tosse e até conjuntivite. É característico que a partir do quarto dia o corpo comece a apresentar manchas vermelhas, começando pela cabeça. 

Trinta por cento das pessoas infectadas evolui para outras doenças mais sérias como a pneumonia. Não há uma medicação específica para tratar o vírus, o que dificulta a recuperação.

  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;
  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

sarampo

Grávidas podem ser vacinadas contra o sarampo?

Não! A vacina contra o sarampo é contraindicada para gestantes, pela falta de estudos sobre a influência da imunização no desenvolvimento do feto. 

Recomenda-se esperar pelo parto para se vacinar. Já as mulheres que pensam em engravidar, podem tomar a vacina e aguardar quatro semanas para reiniciar as tentativas.

sarampo

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Bebê engasgado: saiba o que fazer nessa situação

Dentição do bebê: confira quando nasce cada dentinho

Faz bem deixar o bebê andar descalço?! Conheça 5 benefícios

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário