HomeBebêsTem como aliviar a dor da vacina?
dor da vacina

Tem como aliviar a dor da vacina?

Após o nascimento do bebê, as mamães logo se assustam com a quantidade de vacinas que o recém-nascido deve tomar no primeiro ano de vida. São muitas mesmo e extremamente necessárias para prevenir doenças sérias, que podem comprometer seriamente a saúde da criança. Então, não dá para fugir das picadas. Mas será que tem como aliviar a dor da vacina?

É uma dúvida comum entre as famílias, que acabam criando formas de tentar “prevenir” dores e possíveis reações, como administrar medicação antes da vacina. Essa, aliás, é uma medida condenada pela maioria dos especialistas, já que não há comprovação que o remédio consiga mesmo prevenir as reações e pode até atrapalhar a eficácia da vacina.

Importante! Lembramos que nem todos os bebês vão apresentar reações e, caso apresente, o pediatra deve ser consultado para orientar a família na melhor abordagem.

dor da vacina

Mas, então, como aliviar a dor da vacina?

Primeiro é preciso entender o que realmente pode provocar a dor da vacina. Na maioria dos casos, a picada pode nem ser sentida. Você já deve ter ouvido falar de crianças que não choram. Normalmente é a infusão da vacina no músculo que pode causar dor, que é mais profunda e, por isso, não pode ser anestesiada com pomadas, por exemplo.

Então não há uma medida realmente eficaz para amenizar a dor da vacina, sem impactar diretamente na eficácia dela. Para confortar a criança, os pais podem:

  • Amamentar no momento da picada e manter o aleitamento em livre demanda durante o dia;
  • Aplicar compressas frias (nunca quentes) no local da picada;
  • Evitar manusear o membro vacinado por algumas horas;
  • Evitar vacinar o bebê se ele estiver com fome ou sono, que pode deixá-lo mais irritado;
  • Dar muito colo e aconchego para o pequeno.

dor da vacina

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Coisas para bebê: 10 itens que você precisa comprar!

Inspiração: decoração de quarto montessoriano

Acessórios para quarto de bebê: 5 produtos para uma decoração funcional

Engrossar mamadeira não é necessário!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.