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Segunda sem carne: mudança positiva no cardápio de bebês e crianças

Você já ouviu falar na Segunda sem carne? É uma campanha mundial – no Brasil, foi lançada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) – que visa a conscientização sobre os impactos do consumo de alimentos de origem animal e propõe, pelo menos uma vez por semana, a eliminação deles do cardápio. Muitas famílias brasileiras estão aderindo à campanha, inclusive com bebês e crianças, proporcionando mudanças positivas na alimentação dos pequenos.

E a família não precisa ser vegetariana ou vegana para aproveitar os benefícios da Segunda sem carne. O objetivo da campanha é a descoberta de novos sabores e mais criatividade na cozinha, já que muitos alimentos contém as proteínas presentes na carne, mas nem sempre os vemos como uma alternativa mais saudável.

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Segunda sem carne: cardápio mais variado

É normal que, ao montar uma refeição, nosso cérebro esteja programado para sempre incluir uma proteína de origem animal (carne vermelha, frango, peixe, porco, etc), para ser acompanhada do tradicional arroz, feijão e uma salada. Com a Segunda sem carne é preciso ser mais criativo para incluir a proteína nas refeições da família.

 

Bebês e crianças podem aderir à Segunda sem carne?

Com certeza! Bebês com mais de 1 ano – que já podem comer a comida da família – e crianças de todas as idades também podem se beneficiar da Segunda sem Carne. 

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Mas como substituir a proteína?

As carnes de origem animal são realmente ricas em proteína. Mas elas não são a única opção. É um dos principais mitos que cercam a alimentação. As pessoas ainda não se acostumaram a perceber que alguns vegetais têm tanta proteína quanto um pedaço de carne, sendo que alguns são até mais eficientes na absorção do nutriente, principalmente combinados.

Para te ajudar a criar um cardápio variado para a família às segundas-feiras, preparamos um guia com alguns alimentos que são ricos em proteína:

Ovos: algumas famílias já aproveitam a versatilidade dos ovos, tendo o alimento como a fonte principal de proteína em alguns dias da semana. Aproveite a Segunda sem carne e descubra novas formas de cozinhar o ovo, principalmente combinando-o a outros alimentos da nossa lista. Um ovo de galinha chega a ter 9 gramas de proteínas e vitamina b12, nutriente encontrado na carne vermelha.

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Soja: outra excelente alternativa para substituir o consumo de carnes. Além de poder ser consumida em grãos, a soja também é a matéria-prima de derivados como o tofu, leite e carne de soja. Cada 100 gramas possui 34 gramas de proteínas.

Quinoa: prática e super saudável, a quinoa é rica em nutrientes. Cada 100 gramas possui 14 gramas de proteína.

Feijão: ele com certeza está na sua mesa, não só às segundas-feiras. Mas o que muita gente não sabe é que o feijão é uma fonte importante de proteínas: são 6,6 gramas a cada 100 gramas.

Lentilha: outra leguminosa que devia estar mais presente na mesa do brasileiro é a lentilha. Ela tem ainda mais proteínas que o feijão: 9,1 a cada 100 gramas.

Arroz integral: o arroz (integral, lembre-se) está na nossa lista pois ele potencializa a síntese de proteínas, quando combinado ao feijão e outras leguminosas. Por isso é considerado um dos alimentos mais poderosos da nossa rotina alimentar e garante uma Segunda sem carne ainda mais saudável.

Abacate: entre as frutas, o destaque para a concentração de proteína vai para o abacate. Ele também é uma ótima fonte de potássio e vitaminas A e C.

Espinafre e folhas verdes escuras: o espinafre é rico em cálcio, magnésio, potássio, vitaminas A e C e também em proteína. Aliás, a maioria dos vegetais com folhas verdes escuras são decisivos para a absorção do nutriente (inclusive de outros alimentos), além de contribuírem com o ferro. O ideal é ter folhas verdes em todas as refeições.

Cogumelos: os cogumelos (shitake, shimeji, funghi, champignon…) estão cada vez mais presentes na alimentação das famílias brasileiras. O que muitas não sabe é que eles formam o grupo campeão de concentração de proteína: em 100 gramas de cogumelos você encontra a mesma quantidade de proteína que existe em 100 gramas de carne vermelha!

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