SÃndrome do bebê sacudido causa sérias lesões
Você já ouviu falar da sÃndrome do bebê sacudido? É um conjunto de lesões cerebrais causadas pelo brusco agito ou chacoalho da criança. A sÃndrome causa sequelas graves e pode provocar a morte, devido à frágil anatomia da cabeça dos bebês. É uma condição diagnosticada de forma errada na maioria da vezes.
Como a SÃndrome do Bebê Sacudido acontece?
A condição pode ocorrer quando adultos fazem movimentos bruscos em crianças menores de 2 anos de idade, como balançar o bebê para frente e para trás com força, sem apoiar sua cabeça. Brincadeiras que envolvem jogar a criança para o alto também podem causar a sÃndrome. Com os movimentos bruscos, a criança fica sujeita a sangramentos e falta de oxigênio no cérebro.
Apenas alguns segundos são suficientes para que se produza uma lesão irreparável no cérebro. As consequências mais frequentes são a cegueira total ou parcial, surdez, atraso na aprendizagem, deficiência mental ou enjoos frequentes. Nos casos mais graves, a criança pode morrer.
Sintomas: como identificar a sÃndrome?
Nem sempre é fácil identificar os sintomas da SÃndrome do Bebê Sacudido, pois a criança não consegue expressar o que está sentindo. Os pais devem ficar atentos a um conjunto de sintomas, que podem aparecer horas e até dias depois do episódio:
- Irritabilidade excessiva;
- Tontura e dificuldade para ficar em pé;
- Dificuldade para respirar;
- Falta de apetite;
- Tremores;
- Vômitos;
- Pele pálida ou azulada;
- Dor de cabeça;
- Dificuldades para enxergar;
- Convulsões.
Acontece somente com bebê?
Não! As lesões podem acometer o cérebro de crianças de até 5 anos de idade, caso sejam violentamente sacudidas. Mas os casos mais frequentes são em bebês de até 8 semanas, perÃodo em que o bebê pode chorar de maneira mais descontrolada.
Descontrole emocional dos pais e abuso
É agora que entramos em um assunto muito sério: o abuso infantil. Nas primeiras semanas de vida é natural que os bebês tenham cólica e chorem por até horas seguidas. Esse cenário provoca frustração e irritabilidade no adulto, que desconta sua raiva na criança, chacoalhando-a para que pare de chorar. Isso é abuso e uma das causas da SÃndrome do Bebê Sacudido.
Infelizmente, muitas famÃlias usam esse artifÃcio para cessar o choro. E o mais preocupante é que esse comportamento é recorrente, pois a criança realmente pára de chorar se for sacudida.
Sacudir uma criança NUNCA é justificável!
É preciso lembrar: bebês choram! Caso os pais não consigam controlar suas emoções, é fundamental que peçam ajuda. É preciso ter muita cautela e carinho nos cuidados com os bebês, pois essa é uma fase muito delicada e um pequeno gesto pode causar danos irreversÃveis.
E um recado importante: como as lesões também podem ser causadas em brincadeiras, certifique-se de que todas as pessoas que cuidam de seu filho saibam dos riscos da sÃndrome do bebê sacudido.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Moleira do bebê: entenda sua importância
Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo
Vitamina D para bebês: suplemento previne doenças