HomeBebêsSíndrome do bebê sacudido causa sérias lesões
síndrome do bebê sacudido

Síndrome do bebê sacudido causa sérias lesões

Você já ouviu falar da síndrome do bebê sacudido? É um conjunto de lesões cerebrais causadas pelo brusco agito ou chacoalho da criança. A síndrome causa sequelas graves e pode provocar a morte, devido à frágil anatomia da cabeça dos bebês. É uma condição diagnosticada de forma errada na maioria da vezes.

Como a Síndrome do Bebê Sacudido acontece?

A condição pode ocorrer quando adultos fazem movimentos bruscos em crianças menores de 2 anos de idade, como balançar o bebê para frente e para trás com força, sem apoiar sua cabeça. Brincadeiras que envolvem jogar a criança para o alto também podem causar a síndrome. Com os movimentos bruscos, a criança fica sujeita a sangramentos e falta de oxigênio no cérebro.

Apenas alguns segundos são suficientes para que se produza uma lesão irreparável no cérebro. As consequências mais frequentes são a cegueira total ou parcial, surdez, atraso na aprendizagem, deficiência mental ou enjoos frequentes. Nos casos mais graves, a criança pode morrer.

síndrome do bebê sacudido

 

Sintomas: como identificar a síndrome?

Nem sempre é fácil identificar os sintomas da Síndrome do Bebê Sacudido, pois a criança não consegue expressar o que está sentindo. Os pais devem ficar atentos a um conjunto de sintomas, que podem aparecer horas e até dias depois do episódio:

  • Irritabilidade excessiva;
  • Tontura e dificuldade para ficar em pé;
  • Dificuldade para respirar;
  • Falta de apetite;
  • Tremores;
  • Vômitos;
  • Pele pálida ou azulada;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldades para enxergar;
  • Convulsões.

Acontece somente com bebê?

Não! As lesões podem acometer o cérebro de crianças de até 5 anos de idade, caso sejam violentamente sacudidas. Mas os casos mais frequentes são em bebês de até 8 semanas, período em que o bebê pode chorar de maneira mais descontrolada.

Descontrole emocional dos pais e abuso

É agora que entramos em um assunto muito sério: o abuso infantil. Nas primeiras semanas de vida é natural que os bebês tenham cólica e chorem por até horas seguidas. Esse cenário provoca frustração e irritabilidade no adulto, que desconta sua raiva na criança, chacoalhando-a para que pare de chorar. Isso é abuso e uma das causas da Síndrome do Bebê Sacudido.

Infelizmente, muitas famílias usam esse artifício para cessar o choro. E o mais preocupante é que esse comportamento é recorrente, pois a criança realmente pára de chorar se for sacudida.

síndrome do bebê sacudido

 

Sacudir uma criança NUNCA é justificável!

É preciso lembrar: bebês choram! Caso os pais não consigam controlar suas emoções, é fundamental que peçam ajuda. É preciso ter muita cautela e carinho nos cuidados com os bebês, pois essa é uma fase muito delicada e um pequeno gesto pode causar danos irreversíveis.

E um recado importante: como as lesões também podem ser causadas em brincadeiras, certifique-se de que todas as pessoas que cuidam de seu filho saibam dos riscos da síndrome do bebê sacudido.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Moleira do bebê: entenda sua importância

Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo

Vitamina D para bebês: suplemento previne doenças

Colar de âmbar: riscos e benefícios

Como prevenir alergias no bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.