HomeBebêsSoluço do bebê: é normal acontecer ainda dentro da barriga?!
Soluço do bebê

Soluço do bebê: é normal acontecer ainda dentro da barriga?!

Nesta semana, Romana Novais, esposa do DJ Alok, levantou em seu instagram um tema que assusta muitas mamães, o soluço do bebê. A jovem, que está na 34ª semana de gravidez, chegou a entrar em contato com sua médica para relatar a situação (e a preocupação).

Mas será que as mamães devem se preocupar com os soluços na barriga?! Eles incomodam o bebê. Confira a matéria e saiba mais!

Soluço do bebê

Soluço do bebê na barriga: o que pode acontecer?

O soluço ocorre devido à contração do diafragma que ainda não está maduro. Ele é o principal músculo ligado à respiração, necessário para a formação do bebê. 

Apesar do pequeno ainda não respirar por meio dos pulmões e sim pelo cordão umbilical, muitos médicos consideram que o bebê soluçando é uma espécie de treino para respirar após o nascimento. 

Esses espasmos são esperados e até saudáveis. Ou seja, ele engole o líquido amniótico da bolsa e em algum momento terá soluços pela imaturidade do órgão em desenvolvimento.

Eles podem aparecer em qualquer hora do dia, até mesmo quando a mãe está dormindo (e acorda com eles!). Mas, geralmente, os soluços são mais frequentes após as refeições, ou quando a gestante está mais agitada. 

É possível que o bebê tenha várias crises de soluço por dia ou ficar alguns dias sem elas. Ele acaba sendo uma caixinha de surpresa para a mamãe!

Soluço do bebê

O soluço incomoda o bebê?

Não! Esse movimento involuntário não dói e não implica em nenhum outro problema. Ele deve ser visto como algo normal, pois está relacionado com o exercício de habilidades motoras, principalmente aquelas relacionadas a de engolir e sugar. 

Após o nascimento, o bebê pode continuar soluçando de vez em quando até que o seu sistema respiratório tenha se adaptado completamente à vida fora do útero materno. 

Soluço do bebê

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

10 preocupações com o recém-nascido

Como tirar a chupeta do bebê?

20 nomes de bebês mais usados no Brasil em 2019

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário