HomeBebêsSono do bebê: aos seis meses já é possível dormir a noite toda
A partir dos seis meses, já é possível estabelecer uma rotina para o sono do bebê

Sono do bebê: aos seis meses já é possível dormir a noite toda

Se você tem um pequeno em casa, pode ser que a – a falta de – rotina de sono do bebê esteja deixando você exausta. Calma, existe solução! A partir dos seis meses, o bebê já permanece mais tempo acordado, sabe diferenciar muito bem o dia e a noite e já podemos colocar algumas regrinhas para que todos em casa tenham noites melhores de sono. Quem afirma é a pediatra e neonatologista do site Alô Mamãe, Lisiane Drecht.

sono do bebê

A partir dos seis meses, já é possível estabelecer uma rotina para o sono do bebê

“Se aos seis meses o bebê ainda mama à noite, já é possível começar já é possível começar a reduzir as mamadas da madrugada. O ideal é amamentar o mais tarde possível antes de você dormir e, aos poucos, retirar as mamadas do meio da noite, pois seu bebê não precisa mais”, explica Lisiane.

Sono do bebê pode ser regulado com medidas simples

De acordo com a pediatra, cada fase do bebê abre um caminho para que possamos estabelecer uma rotina de sono tranquila e saudável para mamãe e bebê. Aos nove meses por exemplo, já é possível observar se o bebê adormece sozinho à noite. “Reconhecer seu quartinho e seu berço é muito importante para desenvolver boas rotinas do sono. Procure colocar seu filho para dormir direto no seu berço, isso é muito importante para a rotina do sono do bebê. Mesmo que no início pareça difícil, vale a pena tentar, aos poucos ele irá acostumar-se”.

Aos 12 meses, o bebê já deve ser capaz de dormir a noite toda. Se isso não acontece, a pediatra recomenda que os pais revejam a rotina noturna, que pode estar prejudicando o sono do bebê. ” O bebê está crescendo, e é natura que a interação familiar aumente. Mas meu conselho é deixar as brincadeiras e estímulos mais intensos para o período diurno. O ideal é manter a tranquilidade ao anoitecer para não agitar o sono do bebê”

Outra dica de Lisiane é manter a rotina, super importante para as crianças de qualquer idade.  “Seu bebê deve manter a rotina de dormir cedo e acordar cedo. Ele não deve seguir o ritmo dos pais.  Um banho ao anoitecer pode ajudar o bebê a relaxar. Mesmo que ele ainda esteja alerta, coloque-o no seu quartinho e no seu berço e reduza as luzes. Uma música suave pode ajudar também”.

Seguindo essas dicas, pode ser mais fácil estabelecer uma rotina saudável para o sono do bebê. Vale a pena a atenção e dedicação nesse assunto. Afinal, o sono noturno é muito saudável e o mais importante para o crescimento e desenvolvimento de seu filho.

Sobre Alô Mamãe:

O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Leia mais:

– Como funciona a rotina de sono do recém-nascido

– Quantas horas de sono seu bebê precisa por dia?

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.