HomeBebêsSono infantil: como fazer o bebê dormir na própria cama?
bebê dormir na própria cama

Sono infantil: como fazer o bebê dormir na própria cama?

Continuando nossa série sobre sono infantil, hoje vamos falar sobre como fazer o bebê dormir na própria cama, em outro quarto. É um assunto bastante discutido entre as famílias que praticam o quarto ou a cama compartilhada, mas que em algum momento desejam que a criança tenha mais autonomia e conforto para dormir em seu próprio quarto.

De acordo com a Assessora do Sono Materno e Infantil Lu Pimentel, essa mudança é possível e pode ser feita de forma gentil e gradual. Ela compartilhou conosco algumas dicas para o processo:

Dicas para fazer o bebê dormir na própria cama

1 – Comece pelo quarto do bebê

O primeiro passo para incentivar o bebê dormir na própria cama é transformar o quarto da criança em um local seguro e agradável, para que ele se sinta acolhido e possa dormir com tranquilidade.

Essa transformação vai depender da idade da criança, mas se ele tiver mais de 1 ano, por exemplo, pode ser interessante se inspirar no método montessoriano. Ao deixar a cama baixa, dando autonomia para a criança deitar e levantar quando quiser, além de dispor os brinquedos e a decoração de acordo com o seu ponto de vista, os pais incentivam que a criança crie um vínculo com aquele ambiente.

bebê dormir na própria cama

2 – Converse sobre a mudança

Por mais nova que a criança seja, os pais precisam conversar com ela e explicar a mudança. Fale que ele tem agora uma caminha só dele e um quarto inteiro para explorar. É importante também que o vínculo com aquele ambiente comece antes da transição: faça com que a criança tire as sonecas do dia no quarto, passe algumas horas por dia brincando no espaço e explique que ele pode visitar o quarto dos pais quando quiser.

3 – Estipule um prazo para a transição

Por mais que a transição para fazer o bebê dormir na própria cama seja gradual, a família deve estipular um prazo para a mudança. “Já conheci famílias que demoraram 15 dias, 10 dias e até 5 dias. O importante é fazer a transição respeitando as necessidades da criança. Lembre-se que se você compartilha a cama ou o quarto desde o nascimento, aquele bebê se acostumou a dormir sempre acompanhado. Não será no primeiro dia que o seu filho vai dormir sozinho sem problemas”, explicou Lu Pimentel.

bebê dormir na própria cama

4 – Você também fará a transição

Para ajudar o bebê dormir na própria cama, você também deve fazer parte dessa transição. “Coloque um colchão no quarto do bebê e durma com ele lá nos primeiros dias. Conforme a criança se sinta mais segura e requisite os pais poucas vezes à noite, você pode retirar o colchão do quarto e, após colocá-la para dormir, saia do mesmo. Pode ser que ela nem perceba que você não está mais lá”, recomendou a assessora de sono.

Para essa adaptação, tanto o pai quanto a mãe podem dormir com o bebê. Mas é fundamental respeitar uma das regras para uma transição mais tranquila: a criança deve dormir em sua cama. “Não deixe ela dormir junto a você, no colchão que você estiver. É importante que ela se acostume com o colchão e a caminha nova”.

E, por fim, uma importante mensagem da assessora do sono: sempre atenda às necessidades do bebê. “Ele precisa saber que, mesmo ficando em seu próprio quarto, ele tem o apoio dos pais quando chamar, para que não se sinta “abandonado”.

bebê dormir na própria cama

Leia mais sobre Sono Infantil:

 

 

Lu Pimentel – Assessora do Sono Materno e Infantil

FACEBOOK: www.facebook.com/lupimentelmae

INSTAGRAM: www.instagram.com/lupimentelmae

YOUTUBE: www.youtube.com/lupimentelmae

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Cérebro do bebê: você pode estimular seu desenvolvimento

Bebê pode entrar na piscina?

Como limpar a banheira do bebê?

Quando o bebê vai andar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.