HomeBebêsSuplemento de ferro para bebês é realmente necessário?
suplemento de ferro para bebês

Suplemento de ferro para bebês é realmente necessário?

De forma geral, o suplemento de ferro para bebês é recomendado a partir dos seis meses até os 2 anos de idade, como forma de prevenir a anemia.

Anemia em bebês: saiba como prevenir

Mas essa suplementação desperta muitas dúvidas nos pais, especialmente quando há particularidades na criança. Até porque a recomendação de praxe engloba crianças amamentadas exclusivamente antes da introdução alimentar e nascidas a termo.

Bebês com anemia diagnosticada e que tomam fórmula fortificada com ferro devem ser avaliados de forma individual pelo pediatra, que irá definir a dosagem ideal.

Mas a suplementação de ferro para bebês é sempre necessária? Para responder essa pergunta, precisamos entender vários pontos sobre o nutriente e sua função no corpo.

suplemento de ferro para bebês

Importância do ferro

O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos. É ela quem transporta o oxigênio, dos pulmões ao resto do corpo. Então, sem o ferro o funcionamento do organismo fica comprometido.

A importância do ferro na introdução alimentar

Por que o suplemento só é indicado após os 6 meses?

Os bebês que nasceram a termo (não são prematuros) têm uma reserva de ferro, adquirida durante a gravidez, que dura pelos primeiros seis meses de vida.

Mesmo com a quantidade restrita de ferro no leite materno, eles conseguem se desenvolver bem graças à essa reserva. Por isso, quando a introdução alimentar é iniciada, o pediatra irá recomendar a suplementação.

Já os bebês que são complementados com fórmula infantil podem necessitar do suplemento de ferro um pouco antes, normalmente por volta dos 4 meses de vida.

Os bebês prematuros e recém-nascidos com baixo peso, mesmo que sejam amamentados no peito de forma exclusiva, precisam fazer a suplementação a partir do 1º mês, pois as reservas de ferro podem estar comprometidas.

Mas é preciso avaliar cada caso de forma individual, por isso o pediatra pode solicitar um exame laboratorial periodicamente para ajustar as doses.

suplemento de ferro para bebês

Importante: a amamentação de forma exclusiva por seis meses e complementar até os 2 anos de idade é uma das formas mais efetivas de prevenção da anemia.

Mas o suplemento de ferro para bebês é sempre necessário?

Essa é uma questão levantada por muitas mães, que veem os bebês amamentados e se alimentando bem durante a introdução alimentar. Será que é preciso mesmo a suplementação?

▷ Primeiros mil dias do bebê: 10 cuidados essenciais nesta fase

Apesar do protocolo ser seguido pela maioria dos pediatras, os pais devem sim conversar sobre a necessidade do suplemento de ferro para bebês com o profissional. Além do exame físico, que pode identificar sinais de uma possível anemia, o médico também deve solicitar um exame para verificar os níveis de hemoglobina.

Esse cuidado é fundamental para não causar um excesso nos níveis de ferro em crianças que têm uma boa reserva e ajustar as doses conforme a necessidade do bebê.

suplemento de ferro para bebês

Excesso de ferro é perigoso

Crianças com altos níveis de ferro no organismo podem apresentar alterações no estômago, constipação e fezes escuras. Quando atinge níveis muito maiores, a criança pode sofrer um quadro de intoxicação grave, que apresenta sintomas como vômito , diarreia, pele e unhas azuladas e fraqueza.

Então, muita atenção! O suplemento de ferro para bebês é necessário, mas deve ser utilizado com cautela e somente se necessário. Converse com o pediatra, peça exames e não deixe o frasco ao alcance da criança, para evitar ingestão acidental.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais:

Vacina contra febre amarela em bebês: tire as principais dúvidas

Rotavírus: tire as principais dúvidas sobre a polêmica vacina

Surto de sarampo reforça importância da vacina

Doença mão-pé-boca atinge mais crianças de até 5 anos

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.