HomeBebêsPor que é importante dar tchau para os bebês antes de sair?
dar tchau para os bebês antes de sair

Por que é importante dar tchau para os bebês antes de sair?

Pode parecer bobagem, mas o simples fato de dar tchau para os bebês antes de sair proporciona a sensação de segurança e acolhimento nos pequenos!

Na rotina dos pais, o momento da despedida, seja quando estão saindo para trabalhar, para resolver alguma questão, ou mesmo para passear, é sempre muito difícil. As crianças choram, pedem para os pais ficarem, ou para irem junto, agarram a perna deles deixando muitos pais desconfortáveis.

Assim, alguns adultos começam a sair sem se despedir das crianças, porém isso pode gerar muitos traumas. Por mais sofrido que seja, é extremamente importante sempre avisar quando for sair, mesmo que seja uma ida rápida à padaria para comprar pão.

dar tchau para os bebês antes de sair

Importância de dar tchau para os bebês

A ansiedade de separação é um marco no desenvolvimento das crianças, podendo aparecer a partir dos 05 meses até os 02 anos. 

É o nome dado a fase em que a criança começa a desenvolver a consciência de que ela e a mãe não são a mesma pessoa. Isso se transforma em um temor de que a mãe suma, então é comum que a criança fique muito assustada quando não está perto da mãe. 

Nessas situações ela pode chorar bastante e se torna ainda mais importante a conversa antes da despedida, pois, ao compreender que, apesar de serem pessoas separadas, a mãe volta, a ansiedade diminui. 

Se despedir gera segurança nas crianças 

Nós adultos também não gostamos da sensação de estar em casa com alguém e de repente essa pessoa não estar mais lá. Ficamos preocupados, querendo saber o que aconteceu. 

Com as crianças é a mesma coisa, mas elas ainda têm menos recursos do que nós, que conseguimos nos acalmar, entender que a pessoa já volta ou mesmo pegar o telefone e descobrir que a pessoa está bem. 

Quando os pais saem sem se despedir da criança, ela fica confusa e se sente solitária. Não entende o que aconteceu, nem se eles vão voltar. Ao não encontrar os pais, elas podem vivenciar uma sensação de abandono e isso gera muito desespero e angústia, o que dificulta a lidar com as situações de separação. 

Ao explicar o motivo pelo qual estão saindo e se despedir, os pais mostram que está tudo bem e que vão voltar. E conforme a criança vai tendo a vivência de que eles realmente voltam, ela vai se sentindo mais segura, desenvolvendo independência e criando relações de confiança. 

dar tchau para os bebês antes de sair

Como lidar com as despedidas

As vezes achamos que os bebês não entendem o que falamos, mas eles entendem sim e independente de quantos dias ou meses o bebê tenha, é importante conversar com ele antes de sair. Para crianças um pouco maiores, se elas estiverem dormindo quando você sair, você pode deixar um bilhete ou um desenho, mostrando onde foi.  

Diga que você também vai sentir saudades e o que vocês farão quando estiver de volta. Tente sempre lidar com a situação de uma maneira mais leve, lúdica, podendo incluir os bichinhos para darem tchau também. Uma alternativa para aliviar a saudade é deixar algum objeto ou roupa dos pais com o pequeno. 

Brincadeiras de esconder podem ajudar bastante a lidar com essa fase, pois ensina a noção de permanência, mostrando que existe a ausência e também o retorno. 

Facebook: Bruna Osorio Psicologia

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia Mais:

Como fazer o bebê dormir a noite toda?! 5 dicas que valem ouro

Tem problema se a criança sentar em W?

Como a psicologia pode ajudar no sonho de ser mãe?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário