HomeBebêsTeste da linguinha é obrigatório em recém-nascidos
teste da linguinha

Teste da linguinha é obrigatório em recém-nascidos

Você já ouviu falar no teste da linguinha? O exame neonatal é obrigatório pela Lei 13.002/2014 em todas as maternidades do país. O teste da linguinha é importante para o diagnóstico precoce de problemas de sucção do bebê, que pode acarretar problemas na amamentação, mastigação e dificuldade na fala.

teste da linguinha

Teste da linguinha não dói!

O bebê não sente nenhum incômodo ou dor na realização do teste da linguinha, que deve ser feito em até 48 horas após o nascimento. O médico observa a língua do recém-nascido, além da sucção ao mamar o seio da mãe, avaliando alterações no frênulo, pequena membrana localizada embaixo da língua que a conecta com o assoalho da boca.

Como existem graus variados de língua presa, somente um profissional pode avaliar os aspectos funcionais e anatômicos da língua do bebê e fazer um diagnóstico preciso.  Caso o médico identifique alterações importantes, ele fará o encaminhamento para um fonoaudiólogo ou odontopediatra.

Teste de Apgar: entenda a primeira avaliação do bebê

Importante: a exemplo de outros testes, como o do pezinho e da orelhinha, o teste da linguinha é oferecido de forma gratuita pelo SUS.

teste da linguinha

Exame é importante para o sucesso da amamentação

Problemas de língua presa podem gerar desmame precoce se não forem identificados precocemente. Com alterações no frênulo, os bebês fazem muito esforço para mamar e podem machucar os mamilos da mãe.

Se o bebê tiver língua presa, a cirurgia é obrigatória?

Como existem vários graus de língua presa, que são identificados pelo exame, o especialista irá avaliar a melhor abordagem. Mas não é preciso se desesperar se a indicação for cirúrgica, com a frenotomia. O procedimento é simples, popularmente conhecido como um “pique” no frênulo, para corrigir o problema.

Na maioria das vezes, não precisa de anestesia (somente uma pomada anestésica) e todo o processo dura em torno de 10 minutos, no próprio consultório. Não há limite de idade para a realização da cirurgia, mas o procedimento é mais simples em crianças menores de um ano.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Signo do bebê: descubra as características de cada um

Mesversário do bebê: um guia completo

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário