HomeBebêsTeste de Apgar: entenda a primeira avaliação do bebê
teste de apgar

Teste de Apgar: entenda a primeira avaliação do bebê

Você conhece o teste de Apgar? É um método criado em 1952 pela anestesista norte-americana Virgínia Apgar, que avalia o recém-nascido no primeiro e no quinto minuto de vida.

A avaliação é simples e indolor. Os médicos se baseiam em cinco critérios: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, prontidão reflexa e cor da pele. Cada um vale de 0 a 2 pontos, somando um total de 10 pontos.

Os especialistas dão uma nota no primeiro minuto de vida e reavaliam o bebê cinco minutos depois. As notas podem ser diferentes, de acordo com as reações do recém-nascido. A segunda é quase sempre melhor, pois a criança se recupera do estresse do parto, principalmente se houve uso de fórceps, engasgo ou aspiração de líquido.

Importante: Talvez você nem tenha notado ou não entendeu muito bem o resultado, que é descrito na ficha da criança na alta do hospital. E não tem problema! É importante você levar todos os exames feitos pelo bebê no hospital, incluindo o teste de Apgar, na primeira consulta com o pediatra. Ele pode tirar suas dúvidas!
teste de apgar

A importância do teste de Apgar

O teste de Apgar é fundamental para determinar se a criança precisa de uma assistência médica imediata, como auxílio para respirar.

A maioria das crianças nasce em boas condições de saúde, com notas entre 7 e 10. Em partos prematuros ou com complicações, a nota pode ser um pouco mais baixa, mas não significa um real problema com o bebê.

Entenda as notas:

  • 8 a 10: bebês em estado de saúde de ótimo a excelente, que provavelmente não vão precisar de cuidados extras.
  • 5 a 7: estado regular e pode haver necessidade de auxílio para respirar, através de oxigênio ou com uma massagem vigorosa do próprio médico.
  • Abaixo de 5: bebês em condições que exigem auxílio médico especial.

teste de apgar

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Signo do bebê: descubra as características de cada um

Mesversário do bebê: um guia completo

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.