HomeBebêsTomar banho com o bebê traz diversos benefícios
tomar banho com o bebê

Tomar banho com o bebê traz diversos benefícios

Se você acompanha as notícias das mamães famosas, já deve ter visto que a apresentadora Bela Gil toma banho de chuveiro com seu filho Nino. Ela chegou a postar uma foto em seu perfil no Instagram quando pequeno tinha apenas 4 meses. A publicação levantou uma discussão comum entre os pais de primeira viagem: Tomar banho com o bebê é seguro?

tomar banho com o bebê

É normal sentir insegurança nos primeiros banhos do bebê

O questionamento é natural, afinal o banho é um dos principais desafios dos pais de primeira viagem. Mesmo o tradicional banho de banheira demanda muito cuidado e preocupação com a segurança do pequeno, que deve ser segurado de forma firme, já que ainda não consegue se sustentar sozinho.

Como esse processo gera insegurança, a ideia de tomar banho com o bebê no chuveiro parece quase impossível em muitas famílias. Mas não precisa ser assim. Transformar esse momento em uma forma de interação com os pais pode fortalecer ainda mais o vínculo entre a família.

Tomar banho com o bebê traz diversos benefícios

  • Com o contato direto com a pele dos pais, o bebê relaxa mais e o processo pode ajudar até a acalmar crises de choro e cólica.
  • A mamãe pode aproveitar o momento para amamentar e relaxar ainda mais o pequeno.
  • O banho é normalmente parte da rotina de sono. No chuveiro, a água caindo nas costas do bebê e o acalento do colo dos pais contribui para que a criança adormeça com mais tranquilidade.
  • É uma ótima oportunidade do pai ter um momento só dele com o bebê, fortalecendo o vínculo entre eles.

tomar banho com o bebê

Dicas para tomar banho com o bebê de forma segura:

  • O adulto deve entrar no chuveiro antes, se lavar primeiro e somente depois pegar o bebê.
  • O banho deve ser morno e rápido. Apesar de relaxante, a atividade não deve ultrapassar 10 minutos.
  • Use pouco sabonete. Quanto mais novo o bebê for, menor a necessidade de usar o produto em excesso. E cuidado na hora de ensaboar o pequeno. Nunca use o sabonete em todo o corpo de uma vez só. Lave o bebê em etapas, ensaboando e enxaguando um membro por vez, para que a criança não fique “escorregadia”.
  • Não use buchas nem outro acessório para banho.
  • Feche portas e janelas, evitando correntes de ar no banheiro.
  • Deixe a toalha do bebê a mão e outro adulto deve estar de prontidão para pegar o bebê quando o banho acabar. Evite, ao máximo, o choque térmico.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Coisas para bebê: 10 itens que você precisa comprar!

Inspiração: decoração de quarto montessoriano

Acessórios para quarto de bebê: 5 produtos para uma decoração funcional

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário