HomeBebêsAmamentaçãoTratamento com laser beneficia amamentação com mamilos invertidos
mamilos invertidos

Tratamento com laser beneficia amamentação com mamilos invertidos

A dificuldade na amamentação com mamilos invertidos é uma realidade na rotina de muitas mães que, muitas vezes, não encontram formas de continuar o aleitamento materno de forma confortável, sem dores. Um novo tratamento com laser promete mudar esse quadro.

mamilos invertidos

Amamentação com mamilos invertidos

O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para mãe e bebê, mas é comum encontrar dificuldades nesse processo, especialmente no início. O ajuste da pega correta, dores e fissuras são alguns dos principais problemas citados, principalmente em mulheres com mamilos invertidos.

Tratam-se de mamilos que se contraem ou se projetam para dentro ao serem estimulados e têm a aparência plana, ligeiramente invertida ou bastante invertida no centro.

mamilos invertidos

Segundo Cíntia Matieli, consultora de amamentação, “mamilos invertidos podem dificultar o início da amamentação, enquanto mãe e bebê ainda estão se adaptando, mas não a impede necessariamente. Na pega correta, a criança mama boa parte do peito, e não só o bico do seio. O peito se estica na hora da mamada, e o mamilo fica lá no fundo da boca do bebê, quase na garganta. Para isso, é essencial o trabalho com uma especialista em amamentação”, comenta Cíntia.

Especialista em amamentação desenvolve tratamento com laser

Para ajudar mulheres com mamilos invertidos, a especialista desenvolveu um novo protocolo com laser. “Ainda existem graus de dificuldade de pega de acordo com o nível do mamilo invertido. Por isso é necessário outros tipos de tratamento como a laserterapia”, explica a consultora.

Foi o que aconteceu com Monique Souza, mãe da pequena Lívia, hoje com 2 meses de vida. Ela procurou Cíntia cerca de um mês antes do parto, por ter mamilos invertidos em grau três, condição considerada uma anomalia congênita.

“Esse foi um caso em que tive um grande desafio, pois é uma herança genética, na família da Monique. Por parte do pai, todas as tias e também o próprio pai têm os mamilos invertidos. Estudei muito sobre técnicas para auxiliar esta mãe sem uso de qualquer acessório para o ato da amamentação”, ressalta Cíntia.

mamilos invertidos

Um dos protocolos do uso da laserterapia no tecido mamário de mães no puerpério tem como função a prevenção de feridas e fissuras, prevenção de edemas, drenagem local em caso de ingurgitamento mamário, entre outros benefícios. “Porém, por meio da técnica utilizando o Laser de baixa potência pude ir mais além, realizando um protocolo único, uma protusão do bico do seio de forma natural e com êxito”, explica Cíntia, que se surpreendeu com os bons resultados da terapia, realizada com intervalos de 24 horas entre as sessões.

Cíntia está otimista! “Sabemos que é  uma longa jornada, mas hoje posso afirmar que é possível, sim, uma mulher  amamentar sem bico intermediário, mesmo com mamilos invertidos. Não usamos em nenhum momento bico de silicone. Trabalhamos a mama, treinamos a pega do bebê e apoio à mãe quanto à posição. Estamos muito felizes com o resultado”, finaliza Cíntia, que já colocou a técnica em estudo.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais sobre amamentação:

10 passos para o sucesso da amamentação

Candidíase mamária causa dor e feridas no seios

YouTube para mães: 5 canais com vídeos sobre amamentação

Almofada amamentação traz benefícios para mãe e bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário