Troca de fralda: qual a frequência ideal?
A troca de fralda é uma das tarefas que desperta mais dúvidas, especialmente nos papais de primeira viagem. Esse é um assunto muito discutido em cursos de gestantes, mas nem todos têm a oportunidade de participar de uma aula prática.
Troca de fralda: Quanto tempo o bebê pode ficar com a mesma?
Entre as perguntas mais feitas é a frequência de troca. Afinal, quanto tempo um bebê pode permanecer com a mesma fralda? Esse é um ponto importante para evitar assaduras e outras infecções.
Por que é importante trocar a fralda do bebê frequentemente?
Antes de abordarmos o tempo ideal para a troca de fralda, os papais precisam entender a importância de manter o bumbum do bebê sempre sequinho. Urina e fezes possuem substâncias que irritam a pele.
Por mais “absorvente” que a fralda atual seja, a pele ainda fica em contato com resíduos dessas substâncias, que podem provocar as incômodas assaduras. Além disso, fralda molhada por desencadear a cândida.
Qual é a frequência da troca de fralda?
Nos primeiros meses de vida do bebê, a troca de fralda é muito frequente. Ela deve ser checada sempre, já que um recém-nascido costuma fazer cocô toda vez que mama, por exemplo. Mesmo apenas com xixi, nesta fase a frequência de troca costuma ser de duas em duas horas.
Conforme o bebê crescer um pouquinho, a troca de fralda pode respeitar o ritmo do pequeno. Um bom número é a cada três horas, mas lembre de algumas regrinhas:
– Cocô deve ser trocado imediatamente, mesmo que a fralda esteja seca;
– Limpe o bumbum com água e algodão, mesmo que o bebê tenha feito apenas xixi, para retirar os resíduos da urina na pomada;
– Se a fralda parecer cheia, troque, mesmo que tenha mudado a última fralda há pouco tempo.
Precisa acordar o bebê para a troca de fralda noturna?
Se ele tiver feito cocô, sim! Em caso de urina, não é necessário acordá-lo, mas lembre-se de usar uma fralda de qualidade, com alto poder de absorção e caprichar na pomada contra assaduras.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Coisas para bebê: 10 itens que você precisa comprar!
Faixa na cabeça do bebê faz mal? Veja como usar com segurança!