HomeBebêsTroca de fralda: qual a frequência ideal?
troca de fralda

Troca de fralda: qual a frequência ideal?

A troca de fralda é uma das tarefas que desperta mais dúvidas, especialmente nos papais de primeira viagem. Esse é um assunto muito discutido em cursos de gestantes, mas nem todos têm a oportunidade de participar de uma aula prática.

troca de fralda

Troca de fralda: Quanto tempo o bebê pode ficar com a mesma?

Entre as perguntas mais feitas é a frequência de troca. Afinal, quanto tempo um bebê pode permanecer com a mesma fralda? Esse é um ponto importante para evitar assaduras e outras infecções.

Por que é importante trocar a fralda do bebê frequentemente?

Antes de abordarmos o tempo ideal para a troca de fralda, os papais precisam entender a importância de manter o bumbum do bebê sempre sequinho. Urina e fezes possuem substâncias que irritam a pele.

Por mais “absorvente” que a fralda atual seja, a pele ainda fica em contato com resíduos dessas substâncias, que podem provocar as incômodas assaduras. Além disso, fralda molhada por desencadear a cândida.

Qual é a frequência da troca de fralda?

Nos primeiros meses de vida do bebê, a troca de fralda é muito frequente. Ela deve ser checada sempre, já que um recém-nascido costuma fazer cocô toda vez que mama, por exemplo. Mesmo apenas com xixi, nesta fase a frequência de troca costuma ser de duas em duas horas.

Conforme o bebê crescer um pouquinho, a troca de fralda pode respeitar o ritmo do pequeno. Um bom número é a cada três horas, mas lembre de algumas regrinhas:

– Cocô deve ser trocado imediatamente, mesmo que a fralda esteja seca;

– Limpe o bumbum com água e algodão, mesmo que o bebê tenha feito apenas xixi, para retirar os resíduos da urina na pomada;

– Se a fralda parecer cheia, troque, mesmo que tenha mudado a última fralda há pouco tempo.

troca de fralda

Precisa acordar o bebê para a troca de fralda noturna?

Se ele tiver feito cocô, sim! Em caso de urina, não é necessário acordá-lo, mas lembre-se de usar uma fralda de qualidade, com alto poder de absorção e caprichar na pomada contra assaduras.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Coisas para bebê: 10 itens que você precisa comprar!

Faixa na cabeça do bebê faz mal? Veja como usar com segurança!

Suplemento de ferro para bebês é realmente necessário?

Farmacinha do bebê: O que precisa ter?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.