HomeBebêsUsar o andador ou não? O que dizem especialistas
andador de bebê

Usar o andador ou não? O que dizem especialistas

O andador é um acessório bastante usado pelas mamães e papais pelo mundo por dar uma certa sensação de liberdade para o bebê, deixando-o, teoricamente, menos dependente e ajudando-o a aprender a andar. Porém, por grande parte da comunidade médica de pediatras em todo o mundo, o acessório não é recomendado por oferecer maiores riscos de acidente, principalmente por conta da falta de supervisão. Hoje nosso post vai explicar todos os detalhes apontados por especialistas sobre o uso do equipamento.

andador de bebê

 

O uso do andador

A ansiedade dos pais de ver o pequeno andando acaba fazendo com que optem por alternativas desnecessárias para tentar acelerar o processo. No caso dos primeiros passinhos, o andador é o acessório da vez! Porém, há um problema muito grande no uso do mesmo, pois, apesar dos responsáveis acreditar justamente o contrário, um bebê no andador precisa de uma supervisão mais acirrada. O pequeno fica mais rápido, andando cerca de 1 m/s, e a sua curiosidade natural e saudável acaba sendo responsável pela maioria dos acidentes.

Por isso, vale salientar novamente que os pais carregam parte da culpa pelos acidentes causados pelo andador, pois geralmente ele é utilizado para que os pais possam fazer outras atividades, deixando o bebê sozinho enquanto usa o esquipamento.

O Canadá proibiu em 2004, de forma pioneira, a fabricação e venda do andador em todo o país. A posse do equipamento pode levar à pessoa uma multa de até 100 mil dólares ou seis meses de prisão.

A Aliança Europeia para Segurança Infantil aponta o equipamento como o principal causador de acidentes e lesões em bebês, sendo 90% deles na região da cabeça, e principalmente por conta da velocidade que os pequenos alcançam, que vai muito além da coordenação motora deles.

 

Veja os principais motivos para desencorajar sua utilização

Atraso dos primeiros passinhos – diferente do que os pais pensam, os andadores fazem com que o bebê demora para andar. O pequeno precisa passar por todas as fases do desenvolvimento motor para somente depois começar a sentar, e isso inclui sentar, engatinhar e ficar em pé sozinha primeiro. Colocar no equipamento antes disso pode atrasar cerca de 1 mês o aprendizado.

Prejudica as articulações – a criança que ainda não consegue ficar em pé sozinha não pode ser colocada no andador porque seus músculos das perninhas ainda não estão fortalecidos o suficiente, e podem causar possíveis lesões nas articulações que ainda estão mais “frouxas”. Inclusive, quanto mais tempo ele passa no andador, menos ele engatinha, e esse exercício de sentar e levantar é justamente a maneira do corpo preparar os músculos para andar sozinho.

Forma errada de pisar – por adotar uma postura incorreta quando fica no andador, o bebê fica mais suscetível a ter problemas futuros na coluna, de postura e até na forma de caminhar.

Pode se machucar mais facilmente – os riscos de alcançar locais inapropriados, como tomadas, fogão e facas, cair por tropeçar em algo, como brinquedos no chão ou a borda de um tapete são grandes, e como ele é capaz de atingir uma velocidade maior, a queda de escadas também é muito comum durante o uso do equipamento, pois não há tempo hábil suficiente para um adulto correr e alcançá-lo. Ao cair, o bebê bate primeiro a cabeça, que, nesta fase, ainda é bem molinha, podendo causar até traumatismos cranianos.

O importante é não ter pressa! Geralmente o bebê costuma dar seus primeiros passinhos aos 9 meses, sendo capaz de andar sozinho apenas aos 15 meses. A partir daí, ninguém segura ele!! rs Se optar por usar o acessório, não use por muito tempo, redobre sua atenção e fique sempre perto do bebê enquanto estiver no andador para evitar acidentes!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Entenda os picos de crescimento do bebê

– 11 atividades para bebês que você precisa aprender

– Brinquedos para cada fase do bebê até 1 ano

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.