HomeBebêsVacina BCG: Por que ela é tão importante?
vacina BCG

Vacina BCG: Por que ela é tão importante?

Sabe aquela marquinha que você tem no braço? É a cicatriz da vacina BCG, uma das primeiras que o bebê deve tomar.

Feita a partir do bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis, umas das bactérias que transmitem a tuberculose, a BCG imuniza o bebê contra algumas das formas graves da doença.

vacina BCG

Importância da vacina BCG

Por prevenir a tuberculose, doença altamente contagiosa, a BCG deve ser tomada em uma dose única pelo recém-nascido entre o 4º e o 10º dia de vida. Aplicada preferencialmente no braço direito, a vacina causa uma cicatriz permanente. Em regiões com muitos casos da doença, recomenda-se vacinar novamente as crianças entre os 6 e 7 anos.

A cicatriz da vacina BCG

Após a vacina, o bebê pode apresentar uma mancha arroxeada no local da injeção e logo aparece uma elevação sólida na pele. Um mês após a aplicação da BCG, esse inchaço regride e origina uma ferida, que pode apresentar secreção ou não. Ela pode durar algumas semanas.

A família deve manter a região limpa (lavar com água e sabão neutro) e seca e buscar atendimento médico caso a lesão fique muito grande ou com pus. O pediatra vai observar a evolução da marquinha no braço e pode indicar uma nova dose da vacina se perceber que a criança não foi devidamente imunizada.

Atenção: NUNCA esprema a lesão.

vacina BCG

Tem contraindicação?

A vacina BCG não é indicada para bebês que tenham sorologia positiva para HIV, com sintomas. Bebês com peso inferior a 2 kg também podem adiar a vacina. A hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina também contraindica a dose.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Moleira do bebê: entenda sua importância

Antibiótico para criança: 7 dúvidas sobre o medicamento

Infecção urinária em bebês tem difícil diagnóstico

Teste da linguinha é obrigatório em recém-nascidos

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário