HomeBebêsVerão: como cuidar do bebê recém-nascido na estação mais quente do ano?!
verão

Verão: como cuidar do bebê recém-nascido na estação mais quente do ano?!

O verão chegou! Sol, mar, praia, viagens… e para as mamães e os papais fica a pergunta: como cuidar dos bebês nesta época?!

Como cuidar do recém-nascido em altas temperaturas? E como protegê-lo das picadas de mosquitos e pernilongos como o Aedes aegypti — que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus

verão

Como cuidar do bebê no verão? Conheça as melhores dicas:

Reunimos algumas informações para ajudar nos cuidados com a saúde do recém-nascido no verão e também dicas sobre como vesti-lo para que ele fique confortável, sem passar muito calor. Confira!

Cuidados com a hidratação

Recém-nascidos se desidratam com muita facilidade. Por isso, nos dias mais quentes é importante ter uma atenção especial com a hidratação dos pequenos. Altas temperaturas e ambientes com pouca circulação de ar podem fazer com que os bebês transpirem mais e percam mais líquidos, o que pode levar à desidratação.

Moleira funda, boca seca, urina escura e menor frequência de xixi indicam que o bebê está desidratado. Crianças que mamam no peito raramente se desidratam com o calor, mas é bom ficar atenta a esses sinais, pois a desidratação é muito perigosa para recém-nascidos.

Cuidados com o uso de protetor solar

Bebês com menos de seis meses não podem usar protetor solar. Isso porque sua pele é muito sensível e absorve com facilidade o produto. Como o organismo da criança ainda é imaturo, seu sistema excretor não consegue eliminar os resíduos do protetor, o que causa intoxicação.

Após os seis meses, a estrutura da pele do bebê já é parecida com a de um adulto e ele pode usar o produto com segurança. A recomendação é usar protetores que tenham fator 15, no mínimo.

Cuidados com o uso de repelentes

Em tempos de dengue, zika e chikungunya é comum que os pais fiquem mais apreensivos para proteger o recém-nascido das picadas de mosquitos e outros insetos. No entanto, assim como o protetor solar, os repelentes não podem ser usados em bebês com menos de seis meses de vida. A opção para proteger o pequeno é usar mosquiteiros no berço e telas nas janelas para evitar a entrada dos pernilongos.

O uso de repelentes elétricos não é consenso entre os médicos. Assim, antes de colocar um no quarto do bebê, converse com o pediatra.

Cuidados com o ar-condicionado

Em cidades mais quentes, o uso do ar-condicionado é comum até mesmo nas residências. No entanto, quando há um recém-nascido em casa, o zelo com a limpeza do aparelho deve ser redobrado. O sistema respiratório do bebê ainda está em adaptação e todo tipo de poeira ou partículas podem irritar suas vias aéreas, causando alergias, rinites, bronquites e outras doenças respiratórias.

Mantenha a temperatura agradável, entre 23 e 24 graus, e evite expor o bebê às mudanças bruscas de temperatura. Se ele sair de repente do frio para o calor do dia, vai sofrer um choque térmico que pode causar um resfriado.

verão

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Como retomar a vida sexual pós-parto?! 10 dicas para te ajudar nessa retomada

7 maneiras naturais de produzir mais leite materno

Alivie a cólica no bebê com 10 dicas imperdíveis

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário