HomeComportamento5 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho
segundo filho

5 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho

As mamães de primeira viagem devem se preparar! Apesar da experiência e da sensação de “já passei por isso, sei o que me espera”, as mulheres que passam por uma segunda gestação devem ter em mente que nem tudo será da mesma forma. Ou, melhor, quase tudo será diferente! Seja no aspecto físico e emocional, vale a pena saber algumas coisas sobre a espera pelo segundo filho.

segundo filho

1 – Não existe o momento perfeito para ter o segundo filho

E se você estiver esperando por este momento, talvez nunca o tenha. Vai ter momentos que você achará o primogênito novo demais e quando ele finalmente crescer, você vai achar que não daria conta de um bebê agora que o mais velho está tão independente. A verdade é que nunca existe um momento ideal para ter filhos. Se for a vontade do casal aumentar a família, a melhor pedida é se planejar financeiramente e saber que coração de pai e mãe sempre tem lugar para mais um. O resto se organiza sozinho.

segundo filho

2 – A segunda gestação será diferente da primeira

Essa é um clássico clichê, mas é a pura verdade! Assim como cada criança é única, a gestação também. Mulheres que não enjoaram da primeira vez, podem passar boa parte na segunda no banheiro. Enquanto você passava horas alisando a barriga na gestação do primogênito, não se assuste se esquecer que está grávida nesta segunda viagem (afinal, você tem outra criança pra cuidar. É normal, não se culpe!). O tempo é outro, o cansaço será outro, tudo será diferente!

segundo filho

3 – Você estará muito mais tranquila e gastará menos

Esse é um grande benefício da segunda gestação. Enquanto na primeira, tudo era planejado e esperado com muita ansiedade, pode ser que desta vez você curta mais o momento e tenha uma gestação mais tranquila. Os gastos também devem ser menores, pois você já sabe o que é realmente útil e vai analisar com cautela o que comprar. Experiência é tudo!

segundo filho

4 – Você perceberá que não será fácil “preparar” o mais velho

Não há uma receitas mágica para preparar o seu filho mais velho para a chegada do caçula. Se ele já tiver idade para entender e até pediu por um irmãozinho, talvez seja mais fácil, mas mesmo assim não há como prever como será sua reação com o novo bebê. Ele certamente amará o irmão com todo o amor, mas é normal que crises de birra e ciúmes façam parte da sua rotina. Aproveite a gravidez para dar o máximo de atenção possível para a criança e, após o parto, crie um ritual só de vocês, para que ele não se sinta excluído. E, lembre-se de incluí-lo nos cuidados com o bebê.

medo de não amar o segundo filho

5 – Você terá medo de não amar o segundo filho como ama o primeiro

Já até falamos sobre isso aqui no Ficar Grávida. É um sentimento natural, enfrentado por muitas mães, que se culpam por não ter como dar mais atenção para o mais velho e não imaginam que sentirão esse amor arrebatador novamente. Mas a verdade – algo que qualquer mãe que tenha dois ou mais filhos pode confirmar, sem dúvidas – é que o amor de mãe realmente se multiplica! Você vai ver!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

 

Leia mais textos de Comportamento:

A importância das brincadeiras na infância

Os diferentes aspectos da Maternidade

Escolinha ou casa da avó: como fazer a melhor escolha?

Dificuldade de engravidar do ponto de vista emocional

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.