HomeBebêsAçúcar é um RISCO para a saúde das crianças
crianca comendo doce

Açúcar é um RISCO para a saúde das crianças

O seu filho toma muito refrigerante, suco industrializado, biscoitos recheados e outras guloseimas? Se a sua resposta for positiva, está na hora de você mudar os hábitos alimentares do seu pequeno urgentemente! Obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares estão entre as consequências de ingerir muito açúcar de adição.

Preocupada com a saúde dos jovens e após detectar que a criança americana típica consome cerca do triplo da quantidade recomendada de açúcares adicionados, a Associação Americana do Coração (AHA, sigla em inglês) determinou novas recomendações para a ingestão de açúcar entre crianças.

A Associação publicou um artigo na Revista Científica ‘Circulation’ que recomenda que meninos e meninas com idades entre 2 e 18 anos não devem comer nem beber mais do que 25g de açúcar por dia – o que equivale a 6 colheres de chá.

criança ingerindo açúcar

 

Atenção: bebês com menos de dois anos não devem comer nenhum alimento com adição de açúcar – isso vale tanto para o tipo refinado quanto para o mel e a frutose, por exemplo. “Até os 2 anos, a melhor forma de evitar os açúcares de adição é oferecer alimentos nutritivos, como frutas, vegetais, grãos integrais, lácteos, carnes magras e limitar itens com pouco valor nutricional”, recomenda a principal autora do artigo Miriam Vos – professora de pediatria na Escola de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta, Geórgia.

A pediatra também disse que as crianças não devem ingerir mais do que 237 mililitros de bebidas açucaradas por semana. A ingestão de açúcar de adição em excesso pode acarretar no desenvolvimento de doenças sérias a curto e a longo prazo. É importante ressaltar que a orientação se refere ao açúcar de adição, que é aquele incluído no preparo ou no processamento de comidas e bebidas.

“Tem havido uma falta de clareza e consenso sobre a quantidade de açúcar adicionado que é considerada segura para as crianças, por isso os açúcares continuam sendo um ingrediente comumente adicionado a alimentos e bebidas, e o consumo geral por crianças permanece elevado”, disse Miriam.

 

Alimentação de jovens brasileiros é inadequada

Quando o quesito é alimentação saudável, os jovens brasileiros não estão atrás dos americanos. O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) revelou que os adolescentes brasileiros seguem uma dieta de alto risco para problemas cardiovasculares, doenças renais e obesidade. De acordo com o levantamento, o consumo de refrigerante e balas por jovens entre 12 e 17 anos supera o de frutas, verduras, hortaliças e suco natural.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.