HomeBebês3 sinais que a adaptação escolar do bebê está indo bem
adaptação escolar

3 sinais que a adaptação escolar do bebê está indo bem

Uniforme, mochilinha com o personagem favorito e muita disposição para brincar na escolinha! A adaptação escolar é uma fase de muitos desafios e aprendizado também para a família.

Alguns bebês não demonstram com choro que estão “estranhando” a nova fase. Especialmente os que ainda não falam ou não se expressam bem com palavras. Mas os pais podem ficar atentos a outros sinais que indicam que os filhos estão indo bem com os novos cuidadores e amiguinhos. 

adaptação escolar

Como identificar se a adaptação escolar do bebê está indo bem?

O primeiro ponto que os pais devem observar é a alimentação. Se o bebê come na escola e permite que outros cuidadores o alimentem é um sinal de que o vínculo está sendo estabelecido. 

E, o principal, um elo de confiança, já que a fase da introdução alimentar é muito sensível e pode acontecer da criança ser “seletiva” com as pessoas que podem participar desse processo. 

Se o bebê não come de jeito nenhum na escolinha e sempre chega irritado (e faminto!), a família deve repensar a estratégia. 

adaptação escolar

Sono também é um sinal

A maioria dos bebês só consegue dormir em lugares onde se sentem seguros. Sendo assim, se ele está dormindo na escolinha e não chega tão exausto em casa, os pais têm aí um grande sinal positivo. 

Se o pequeno anda chorando muito pra dormir, a escola e a família devem encontrar juntos uma solução para que a adaptação do bebê seja mais tranquila. Às vezes uma flexibilização na “hora da soneca” e permitir a entrada das naninhas do bebê podem ajudar. 

adaptação escolar

Fralda também traz indicador na adaptação escolar

O ato de fazer xixi é um pouco involuntário, então a criança só não encherá a fralda de urina caso não esteja sendo hidratado o suficiente. Já com as fezes a história é outra!

Bebês podem apresentar sinais de constipação se não se sentirem seguros no novo ambiente. Então, se o pequeno consegue evacuar na escola, mais um bom sinal que a adaptação escolar está indo bem. 

É importante que a escola relate quantas fraldas são trocadas por dia e se a criança está evacuando (e qual é o aspecto das fezes). 

 

 

Leia mais:

5 coisas estranhas que os bebês fazem e que são absolutamente comuns

Chupeta: 5 mitos e verdades sobre o uso desse objeto tão polêmico

5 dicas incríveis para dar remédio para criança sem sofrimento

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.