HomeComportamentoAnsiedade pode influenciar na tentativa de engravidar
Tentativa de engravidar! Mulher triste resultado negativo

Ansiedade pode influenciar na tentativa de engravidar

Tentativa de engravidar e ansiedade não combinam! Mas controlar essa ansiedade quando o desejo de engravidar é muito grande, com certeza, é dificílimo. “Estudos recentes sugerem que a ansiedade em excesso pode fazer com que a gravidez demore um pouco mais para acontecer e, até mesmo, aumente o risco de infertilidade para as mulheres que começaram a tentar engravidar”, conta Luciana Leis – psicóloga especialista em casais com dificuldades para engravidar.Tentativa de engravidar! Mulher triste resultado negativo

A psicóloga alerta que é preciso ter cautela ao justificar a dificuldade de gravidez sempre devido a questões emocionais. A famosa frase “desencana que engravida” não deve ser seguida à risca. Afinal, boa parte das causas de dificuldade de gravidez são atribuídas a fatores físicos, os quais merecem ser investigados.

Luciana conta que a ansiedade também pode descontrolar os hormônios. “A ansiedade pode provocar respostas fisiológicas sistêmicas através da ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e da ativação do sistema simpático-adrenomedular. Porém, os estudos não são conclusivos de que possíveis alterações hormonais comprometam a conquista da gravidez”, diz a psicóloga.

 

Tentativa de engravidar x controle da ansiedade

Você deve estar se perguntando… Mas como controlar essa ansiedade? Confira algumas dicas passadas pela psicóloga Luciana Leis sobre o que fazer para tentar amenizar a ansiedade.

“Dentro do possível, não leve a vida em função da busca de gravidez, procure investir em outros projetos pessoais que possam lhe dar satisfação. Se a ansiedade ainda continuar, a busca por um psicólogo poderá ajudá-la a driblar a ansiedade e ser de grande ajuda!”.

 

Leia também:

Não deixe as tentativas frustradas de gravidez abalarem você!

– A relação entre o estresse e a infertilidade dos brasileiros

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.