HomeComportamentoBebês arco-íris renovam a esperança após uma perda
bebês arco-íris

Bebês arco-íris renovam a esperança após uma perda

Os bebês arco-íris são os bebês que nascem após a mãe ter sofrido um aborto espontâneo, ou de uma morte fetal, ou mesmo de uma morte neonatal.

Eles são chamados carinhosamente assim, pois representam a luz que vem depois de uma tragédia, assim como o arco-íris, que aparece depois de uma tempestade, trazendo esperança e renovação.

bebês arco-íris

A dor da perda de um filho

Não existem palavras para descrever a dor da perda de um filho.

Ela é devastadora e normalmente uma dor muito solitária, podendo trazer sentimentos de impotência, culpa, e tornando difícil acreditar que é possível seguir em frente. É uma perda irreparável, que nunca será esquecida, mas que os pais aprendem a conviver com ela.

O bebê que se foi é chamado carinhosamente de bebê estrela, já que as estrelas são reais, podem ser vistas, iluminam a vida, mas nunca chegamos a tê-las perto de nós. Esse bebê fez parte daquela família mesmo que não tenha chegado a nascer. Ele foi amado e existem muitas lembranças, sentimentos e desejos vinculados a ele.

Por isso, muitas vezes o casal não consegue nem pensar em engravidar logo, pois ainda está lidando com toda a dor e o luto de uma perda muito recente, tentando se encontrar nessa nova dinâmica familiar e ressignificar as suas vidas.

Nesse momento, os bebês arco-íris chegam trazendo a esperança de um recomeço, mostrando que tudo pode ser diferente e trazendo luz para a vida desse casal.

bebês arco-íris

Bebês arco-íris

No começo pode ser um pouco difícil de aceitar a nova gravidez, pois ela vem trazendo um turbilhão de emoções, muitas delas contraditórias e confusas. É comum que os pais sintam muito medo de perder novamente o filho, sintam raiva, felicidade, tristeza e que não consigam aproveitar tranquilamente a gestação.

Mas aos poucos, é possível ir construindo um lugar, tanto emocional quanto físico, para que aquele novo bebê possa chegar.

A chegada desse filho não acaba com o luto do filho perdido, assim o luto e a tristeza podem coexistir com a alegria e a luz. Esse bebê não faz a dor desaparecer, e principalmente não substitui o bebê perdido, pois cada filho tem a sua história, o seu espaço, as suas lembranças e o seu lugar no coração dos pais, multiplicando assim, o amor que eles têm para dar.

Mesmo com a chegada dele, ainda existirão os dias difíceis, mas o bebê arco-íris traz calmaria, alegria, felicidade e, especialmente, esperança.

 

Bruna Osorio – Psicóloga Clínica

CRP: 06/118617

Facebook: Bruna Osorio Psicologia

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais textos de comportamento:

Culpa materna é sentimento vivenciado por muitas mulheres

Os diferentes aspectos da Maternidade

Medo de perder o bebê é sentimento natural

E quando o amor incondicional não é imediato?

Está com medo do parto? Psicóloga dá dicas de como superar

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário