HomeComportamentoComo contar da gravidez no trabalho?
Como contar da gravidez no trabalho?

Como contar da gravidez no trabalho?

Se você está tentando engravidar ou acabou de descobrir a tão sonhada gestação, já deve estar planejando como contar da gravidez no trabalho. Para muitas mulheres, esse momento é crítico, pois nem sempre é fácil ter uma conversa assim com o chefe.

É preciso ter em mente que uma gravidez pode mudar os rumos da carreira, principalmente se for necessária uma mudança de função, caso a mulher exerça uma função não-recomendada para a gestação.

Mas lembre-se: após a licença-maternidade, a mulher deve ser realocada à antiga função e seu empregador deve cumprir um período de estabilidade. Confira aqui algumas informações importantes.

Como contar da gravidez no trabalho?

Como contar da gravidez no trabalho? Confira 5 dicas para tornar esse momento mais fácil.

Para te ajudar nesta missão, de como contar da gravidez no trabalho, preparamos 5 dicas para tornar esse anúncio o mais profissional possível!

1 – Conte assim que comprovar a gravidez!

Seu chefe não precisa saber que você está planejando engravidar. Nem há quanto tempo você estava tentando. Mas assim que a gestação for confirmada, com exames médicos, deve-se comunicar ao chefe. Ou, no máximo, aguardar as 12 primeiras semanas.

Independente da sua preferência, não deixe passar muito disso. Assim, a empresa terá cerca de seis meses para tomar todas as providências a respeito da sua função e da licença-maternidade. E você evita o constrangimento das pessoas perceberem o crescimento da barriga antes da notícia.

2 – Seja direta e mostre disposição para ajudar a empresa

A transição para a licença-maternidade pode ser mais tranquila se houver um canal aberto e transparente entre você e seu supervisor. Mostre disponibilidade para treinar outra pessoa para o seu lugar e evite demonstrar resistência quanto à escolha da empresa.

3 – Conte primeiro para o chefe

Isso é muito importante! Evite ao máximo contar para outras pessoas da empresa. A “rádio-peão” é inevitável. A ordem de prioridade é: chefe, RH e restante da equipe.

4 – Escolha um momento e local adequado

Não adianta tentar dar a notícia após uma reunião estressante ou no meio do refeitório. O ideal é que seja um momento calmo, em um local reservado. Se houver chances de serem interrompidos, procure outra ocasião.

5 – Mantenha seu ritmo de trabalho

Claro que isso vai depender da função exercida, mas é importante manter uma situação pacífica no ambiente de trabalho. Mantenha seu profissionalismo, evite ficar falando apenas da gravidez, mostre-se preocupada com os projetos e andamento do trabalho. Mantenha suas tarefas organizadas, para que a pessoa que a substitua não tenha do que reclamar.

Como contar da gravidez no trabalho?

Como contar da gravidez no trabalho? Manter o ritmo de trabalho ajuda na transição para a licença-maternidade.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

A licença maternidade está acabando e agora?

Os diferentes aspectos da Maternidade

Sintomas da depressão pós-parto: psiquiatra aponta sinais

10 erros das mães de primeira viagem

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.